Português (Brasil)

Grande parte da Mata Atlântica de Antônio Dias foi substituída por monocultura de eucalipto

Grande parte da Mata Atlântica de Antônio Dias foi substituída por monocultura de eucalipto

Artesanato, eventos culturais, competições, festas populares e religiosas preenchem uma extensa agenda de eventos, praticamente em todos os meses do ano.

Compartilhe este conteúdo:

19-05-2023 – 12h:00

Humberto Furtado*

Hoje nós vamos visitar Antônio Dias, um município de Minas Gerais que pertence ao colar metropolitano do Vale do Aço, formado por cidades que em sua maioria foram desmembradas de seu domínio territorial.

O lugar onde hoje é a cidade de Antônio Dias, em primeiro de junho de 1.706, foi fundado um núcleo de bandeirantes por Antônio Dias de Oliveira onde a exploração de ouro era um dos objetivos, mas as terras muito férteis fizeram com que a agricultura se desenvolvesse atraindo novos moradores para a região, que em 1932 se tornou um distrito subordinado a Itabira e em 1911 se emancipou.

Para se chegar em Antônio Dias entramos pelo trevo na BR 381, próximo ao Km 299 e seguimos por mais 6 quilômetros até o centro da cidade que fica a 170 quilômetros de Belo Horizonte e tem uma população atual em torno de 10 mil habitantes, com um território de 787,06 Km2 fazendo limite com Ferros, Santa Maria de Itabira, Nova Era, São domingos do Prata, Jaguaraçu, Timóteo e Coronel Fabriciano.

O Município é banhado pelo Rio Piracicaba, pelos ribeirões Água Limpa, Cocais Grande, da Prainha, Figueiredo, Japão, Santa Cruz, Severo e pelos córregos Ana Matos, Machado, Ramos, Teobaldo e fazem parte da bacia do Rio Doce, com potencial na produção de energia elétrica com várias usinas hidrelétricas de pequeno e médio porte em seu território.

O relevo é muito acidentado e montanhoso com variação de altitude de 400 até 1.200 metros e uma das atividades principais é a produção de Eucalipto que já substituiu grande parte do bioma de Mata Atlântica.

O artesanato, os eventos culturais, competições, as festas populares e religiosas preenchem uma extensa agenda de eventos, praticamente em todos os meses do ano, atraindo muitos visitantes além das belezas naturais, montanhas, lagos, rios e cachoeiras para trilhas e atividades radicais.

Conheça um pouco da história da cidade no canal Naeco no YouTube.

*Humberto Furtado é editor do Portal Naeco, em Timóteo, no Vale do Aço

 

Imagem da Galeria A cidade de Antônio Dias é pequena e conserva a tranquilidade e a qualidade de vida
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN