Português (Brasil)

“Made In Minas Gerais”, tudo junto e misturado, para definir o que é ser mineiro

“Made In Minas Gerais”, tudo junto e misturado, para definir o que é ser mineiro

Minas Gerais é “um Estado de nariz imenso, um estado de espírito: um jeito de ser”. Tudo isso é Minas Gerais e tudo isso você vai encontrar na Praça da Savassi, domingo, dia 21.

Compartilhe este conteúdo:

17-05-2023 - 08h:10

Sérgio Moreira*

A experiência de ser mineiro é algo que não dá para explicar, mas sentimos muito bem. Carregamos ela conosco vida afora. Um jeito de encarar as coisas e de nos relacionar com os outros, que dá essa unidade a todo habitante do nosso Estado, não importa se ele vive em Passa Quatro, Sabará ou Janaúba. Minas é, como resumiu Carlos Drummond de Andrade, um “irrevelável segredo” que “só os mineiros sabem”.

 O Made In Minas Gerais está de volta à Praça da Savassi, em BH, para “culturar” nossa terra e esses seus afetos, o que levamos dela mesmo quando estamos longe. Poder que é também dos livros e aproveitamos essa edição para comemorar o centenário de um dos mais importantes escritores mineiros do século XX: Fernando Sabino, este que resumiu o nosso lugar no mundo: Minas Gerais é “um Estado de nariz imenso, um estado de espírito: um jeito de ser”. Tudo isso é Minas Gerais e tudo isso você vai encontrar na Praça da Savassi, domingo, dia 21 de maio. Para participar e “culturar” conosco é só retirar o ingresso pelo link abaixo. Não deixe também de acompanhar nossas redes e irmos juntos explorar as sensações que somente o nosso Estado é capaz de oferecer. O evento será das 10 às 19 horas. Sabores, músicas, histórias serão nossos guias nessa experiência multissensorial, mostrando um pouquinho de Minas em todas as atrações, num evento que preza pela sustentabilidade, acessibilidade e compromisso social.

Os restaurantes parceiros foram escolhidos para representar os cantos de Minas – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro –, seus saberes e tradições culinárias, com pratos imperdíveis. Ou seja, a diversidade que é própria do nosso Estado, porque, como certa vez disse Guimarães Rosa, “Minas são muitas”. Atrações que são também para seus filhos, que podem se divertir e aproveitar tudo de bom que a nossa cozinha oferece com o cardápio infantil nos carrinhos e bikes.

E temos uma novidade este ano! São as paradas de estrada, os pratos que são indissociáveis dos caminhos das Gerais e que você poderá experimentar aqui no “Made in Minas Gerais” sem nem precisar pegar a rodovia para conhecê-los.

Celebrar também com os artistas mineiros dos diversos estilos que vão passar pelo nosso palco e pelo “Espaço Culturar”, atendendo a todos os gostos, com DJs, bandas, instrumentistas, humoristas, contadores de histórias, circos e muito mais!

“Culturar” é o verbo, não oficial, que resume as ações de enxergar, experimentar, provar e viver culturas. Através do desejo de compartilhar e descobrir vivências, a ideia do que é “culturar” nasceu para a valorizar da diferença e da tradição. O verbo também pode ser visto como os movimentos de conservação e de diversidade.

Para entender melhor: o feijão tropeiro, por exemplo, é uma receita criada em São Paulo, que chegou em Minas Gerais por meio das viagens dos tropeiros. O processo de “culturar” e “transculturar” influenciaram tanto que, muitas vezes, o feijão tropeiro é tido como um prato mineiro. Quando se fala em “culturar”, a intenção é dar nome à promoção de diferentes culturas. Ingressos gratuitos https://www.sympla.com.br/evento/made-in-minas-gerais-2023/1959778

*Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  informações para a coluna envie para sergio51moreira@bol.com.br

Imagem da Galeria A Savassi continua ali resistindo a voragem do tempo, tendo Roberto Drummond como testemunha
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN