Português (Brasil)

Cachoeira Véu da Noiva, na Serra do Cipó, é interditada porque uma pedra enorme lascou

Cachoeira Véu da Noiva, na Serra do Cipó, é interditada porque uma pedra enorme lascou

Mas, afinal, por que mesmo a cachoeira foi interditada? Porque uma grande lasca da pedra, ao lado esquerdo para quem vê a foto, está se desprendendo.

Compartilhe este conteúdo:

02-05-2023 - 09h:16

Direto da Redação

A notícia veio como uma ducha fria: “A cachoeira Véu da Noiva”, no camping da Associação Cristã de Moços, na Serra do Cipó, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 100 quilômetros da capital, foi interditada.

A notícia dada assim, de supetão, deixou quem tinha intenção de ir lá, por esses dias, de surpresa porque ali é um excelente lugar para quem quer passar horas a contemplar a cachoeira e debaixo dela entra ou ficar só a receber os seus respingos

Mas, afinal, por que mesmo a cachoeira foi interditada? Porque uma grande lasca da pedra, ao lado esquerdo para quem vê a foto, está se desprendendo. Observe que há um espaço aberto espaço esse que tende a aumentar e quando isso acontecer, a pedra cairá para o lado direito.

Quem interditou a área foi a Defesa Civil de Santana do Riacho e o corpo de Bombeiros e até quando não há nenhuma previsão. O curioso nessa história é que foram turistas que alertaram para o problema da rachadura da pedra. As pessoas escutaram o ruído da pedra a se lascar, mas nenhuma caiu dela.

Fernando Burgarelli, prefeito de Santana do Riacho, disse que a cachoeira ficará interditada até que seja feito um relatório geotécnico que garanta o fim da interdição.

O camping da ACM é um dos lugares mais atrativos tanto pela beleza como pelo segurança. Quem já acampou ali ou ocupou um dos seus chalés. Certamente viveu boas experiências e puderam curtir o silêncio, porque som alto é proibido.

Ao lado o camping o turista encontra a chamada “Trilha dos Escravos”. Ela foi construída por eles, com as pedras da própria região, arenítica e de formato arredondado. É íngreme a trilha e leva a quem por ela subir a imaginar o quanto para os escravos era subir por ali, com bruacas, jumentos e outras coisas mais era difícil.

Uma boa opção são os chalés do camping, para quem pode usufruir das benesses da Serra do Cipó. Aluga-se um e se pode andar pela região, de preferência dentro do Parque Nacional do Cipó, que tem duas portarias e cada uma leva ao mesmo paraíso, a cordilheira do Espinhaço.

Imagem da Galeria Uma lasca do parede da rocha se partiu sem cair, abrindo uma fresta na pedra
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN