Português (Brasil)

Eu sou o 2º Festival Literário do Autor Montes-clarense (FLAM), de 2 a 7 de maio

Eu sou o 2º Festival Literário do Autor Montes-clarense (FLAM), de 2 a 7 de maio

Eu aconteço no Centro Cultural Hermes de Paula – CCHP. Em meio à festa da Literatura, não posso prever a quantidade de obras que estarão expostas em minha livraria nos seis dias.

Compartilhe este conteúdo:

29-04-2023 – 17h:55

Mara Narciso*

Eu sou o 2º FLAM – 2º Festival Literário do Autor Montes-clarense e fui concebido por duas agremiações literárias, a AFL – Academia Feminina de Letras de Montes Claros e a AML – Academia Montes-clarense de Letras, presididas por Júnia Velloso Rebello e Ivana Ferrante Rebello, respetivamente.

Minha concepção aconteceu em meio a muita expectativa e eu existo para dar visibilidade, destaque e valorização ao autor montes-clarense, que estará no palco sob as luzes dos holofotes e com o microfone aberto.

No ano passado, confreiras de ambas as academias debateram durante a escolha do meu nome. Não seria nem feira, nem festa, e sim festival e essa decisão resultou de ampla argumentação. O Festival Literário do Autor Montes-clarense, além de definir que o escritor é o objeto e o centro de tudo, é também o nome da Biblioteca da AFL - Biblioteca do Autor Montes-clarense Maria das Mercês Paixão Guedes.

Eu aconteço no Centro Cultural Hermes de Paula – CCHP. Em meio à festa da Literatura, não posso prever a quantidade de obras que estarão expostas em minha livraria nos seis dias do 2º FLAM, de 02 a 07 de maio. O ponto alto do Festival serão os lançamentos de livros, dois a três por noite, a partir das 19h30m. Serão 14 livros solo e uma Antologia de Contos da Academia Feminina de Letras. Outro ponto importante é a Livraria 2° FLAM, minha porção mais envolvente, que recebeu livros de autores montes-clarenses nascidos ou radicados na cidade. Na 1ª versão tive em minha programação mais de mil títulos e as vendas foram expressivas. O autor deverá ceder 15% do valor dos seus livros para despesas do evento e trabalhar 4h na Livraria.

Meus parceiros, além das academias criadoras, são Prefeitura Municipal de Montes Claros, Secretaria Municipal de Cultura, Farol Cultural, Unimontes - PPGL e Editora Unimontes.

A minha lista de lançamentos é: Dia 02/05, terça-feira: Petrônio Braz: “A Saga de Antônio Dó” e Marcos Antônio Maia: “Levante Sertanejo”. Dia 03/05, quarta-feira: Mara Narciso: “Gira, Girassol! Coletânea de histórias” e Mara Parrela: “Poemas Nada Blasé”. Dia 04/05, quinta-feira: Ivana Rebello: “Pequeno Dicionário de Palavras (des) ditosas”, Georgino Neto: “Outro Livro - Poemas e contos” e Geraldo Cáffaro: “Asfalto coberto de terra”. Dia 05/05, sexta-feira: Glorinha Mameluque: “Com amor vale a pena sonhar”, Marta Verônica Vasconcelos: “Vivências e pesquisas nos sertões dos Gerais” e Éllen Santa Rosa: “Fio do Tempo”. Dia 06/05, sábado: Délio Pinheiro: “A Música do Realejo e outras histórias”, Núbia Istela: “Meu amor, minhas regras” e Tatiane Vilela: “O Segredo do Atleta Vencedor”. Dia 07/05, domingo: Wanderlino Arruda: “Salmos Revividos” e Antônio Santana: “Janela da Saudade”.

As minhas oficinas serão cinco: Dia 03/05 de 14 as 16h30m, on-line com Flávia Côrtes e Ilca Vieira, mediadora - “(Des) propósitos literários: do processo criativo à pós-criação”; Dia 04/05, de 17 as 19h, com Elisângela Mesquita, Noêmia Coutinho, Éllen Santa Rosa e Rita Dionísio” no CCHP -  “O Tempo tece Memórias”; Dia 05/05, de 17 as 19h, com Andrea Martins no CCHP - “Introdução à escrita de roteiros”; Dia 06/05, 15h, com Cristiana Rodrigues no CCHP “Escrita de Autoficção - Um segredo só é segredo se você contar para alguém”. No dia 04/05, de 17 as 18h on-line, com Ana Elisa Ribeiro e Maria Clara Maciel acontecerá a palestra “Livro: Inventar, editar e ler”, promoção da Editora Unimontes.

Programação Infantil: Dias 03 e 04/05 às 9 e 15h terei teatro com a apresentação de “O Mágico de Oz”. Dia 07/05, domingo, às 9h na Praça de Matriz, haverá Contação de História com a Trilha da Leitura e depois no Centro Cultural, Literatura Infantil, com bate-papo literário e sessão de autógrafos com os escritores mirins Cecília dos Reis Rocha: “As Letras Dançarinas”, Sofia Lopes Araújo: “Mel, uma cachorrinha muito especial” e Davi Esteves Costa Fernandes: “Meu pé de umbu”.

Como 2º FLAM! existirei apenas em maio, mas retornarei no ano que vem, repaginado. Aguardo você para se deleitar com o muito que posso lhe oferecer!

*Mara Narciso é jornalista, escritora, médica aposentada e o próprio FLAM.

Imagem da Galeria O FLAM veio par ficar como um dos acontecimento culturais de Montes Claros
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN