Português (Brasil)

Turismo volta com todo gás; os feriados prolongados deram uma boa mão nesse processo

Turismo volta com todo gás; os feriados prolongados deram uma boa mão nesse processo

Uma pesquisa mostra que a maior parte dos turistas, cerca de 28% são da Geração Z, aqueles que nasceram entre o fim da década de 1990 e 2010. Esta geração é conhecida por ter nascido no meio tecnológico.

Compartilhe este conteúdo:

24-04-2023 -08h:28

Sérgio Moreira*

O turismo voltou com tudo pelo Brasil. Os feriados prolongados tem ajudado o mercado do trade turístico movimentado os hotéis, pousadas, aeroportos, rodoviárias, bares, restaurantes e os pontos turísticos pelo País. Infelizmente, a pandemia do Covid-19 impactou em vários aspectos em todo o Brasil e o mundo e não poderia ser diferente no reflexo do mercado no cenário do turismo nacional.

Recentemente, uma pesquisa encomendada pelo Google apontou que o número de pessoas que buscam viajar neste ano cresceu 10%, se comparado ao ano de 2019. O dado é representado por brasileiros que antes da pandemia não tinham o hábito de viajar.

A mesma pesquisa mostrou que a maior parte dos turistas, cerca de 28% são da Geração Z, aqueles que nasceram entre o fim da década de 1990 e 2010. Esta geração é conhecida por ter nascido no meio tecnológico. Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), os dados evidenciam um novo perfil de viajante, que deve manter-se em crescimento ao longo dos próximos anos.  Os destinos com até 250 km de distância de quem quer viajar também cresceram no primeiro trimestre de 2023, bem como as viagens por vias terrestres. As buscas por rotas de até 250 km cresceram 156%, em comparação ao mesmo período de 2022. Na contramão, os trajetos com mais de 3.500 km caíram 77%. As classes C, D e E também ajudaram no reaquecimento do setor. O estudo estimou que quatro em cada cinco novos viajantes, ou 82%, pertencem a estes grupos socioeconômicos, sendo eles, em sua maioria, moradores das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

“Os mais jovens se viram reclusos por causa de uma crise de saúde mundial. No auge da maioridade, é natural que tenham interesse em recuperar o tempo perdido. Os brasileiros, como um todo, estão buscando reaver os anos que ficaram sem “turistar” no próprio país, que, aliás, é riquíssimo em atividades turísticas”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

*Jornalista Sérgio Moreira    Minas Turismo Gerais informações para sergio51moreira@bol.com.br

Imagem da Galeria Depois da pandemia, o turismo voltou com força, ajudado pelos jovens que ficaram de molho
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN