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Estrada de Nova Lima-Sabará é a mais abandonada da história de Minas Gerais

Estrada de Nova Lima-Sabará é a mais abandonada da história de Minas Gerais

Políticos vários – prefeitos, vereadores, governadores, deputados e senadores – já prometeram pavimentar a estrada, mas nenhum conseguiu cumprir a promessa.

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24-04-2023 – 08h:12

Cleves José Silva*

A MG-437, ligando Nova Lima a Sabará, cerca de 18 km (a mesma distância de NL a BH), vai para a história como o trecho mais abandonado pelos políticos do Estado. São mais de 300 anos de estrada de chão.

O caminho é tão antigo que começou a ser percorrido por tropeiros, vaqueiros e garimpeiros quando nem existia o Estado de Minas Gerais. Até virar estrada de carro de boi e de carroças.

No início do século passado, o caminho foi promovido a estrada de rodagem ou de automóveis. Com a criação do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), em 1946, ganhou o nome de MG-437. Até hoje não asfaltada.

Sabará foi fundada há 322 anos – chegou a ser a maior comarca de Minas, abrangendo Paracatu e terras do Triângulo Mineiro, até se tornar cidade há 185 anos. Já Nova Lima, fundada há 312, tem 132 de emancipação.

Seu primeiro nome foi Congonhas de Sabará. Em 1923 foi finalmente batizada com o nome atual. Políticos (prefeitos, vereadores, governadores, deputados e senadores) já prometeram pavimentar a estrada.

Nenhum deles cumpriu a promessa. No início deste século, o ex-governador Aécio Neves (2003-2010) criou o que ele classificou de “o maior programa de pavimentação de estradas do Estado”.

A MG-437 ficou de fora. Faltou força política nas duas cidades.

O novo governador Antônio Anastasia (2011-2014) deu prosseguimento a esse programa, que incluía o badalado “Estrada Real”. Licitou e começou a obra que foi novamente abandonada.

“Faltou verba”.

Em 2020, o governador Romeu Zema prometeu ao prefeito Vitor Penido a pavimentação da rodovia, com recursos da prefeitura. Ficou na promessa. O governador foi reeleito e fez a mesma tratativa com o prefeito João Marcelo.

A obra foi licitada, mas continua parada. São três séculos de abandono. Até as mineradoras do badalado ciclo do ouro e as atuais do minério de ferro, a ignoraram. O ouro se esvaiu e o caminho perdeu a sua importância.

Sem a pavimentação, resta um único caminho interligando as duas cidades por meio da MG-030/Belo Horizonte/BR-262. São 75 km, contra os 18 km da estrada de carro de boi.

A MG-030 (batizada Rodovia Januário Carneiro) é a única porta de saída de Nova Lima. Não tem outra. Daí a importância da pavimentação da antiga estrada de Sabará.

Com a palavra o prefeito João Marcelo Dieguez. O ponto final desta história está em suas mãos.

*Cleves José Silva é jornalista e escritor.

Imagem da Galeria Muitos políticos prometeram asfaltar o trecho da estrada, mas nenhuma deles cumpriu a promessa
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