Português (Brasil)

Associação de Mineradores vem para dialogar com a sociedade e pela sustentabilidade

Associação de Mineradores vem para dialogar com a sociedade e pela sustentabilidade

AMF vai guiar os seus associados no sentido de adotarem as melhores práticas, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Compartilhe este conteúdo:

21-04-2023 – 08h:00

Direto da Redação

A partir do dia 24 próximo, segunda-feira, os mineiros irão ouvir falar muito sobre a Associação dos Mineradores de Ferro do Brasil, que será lançada, em Belo Horizonte, com o discurso de “promover o desenvolvimento sustentável do setor de mineração no País”.

A nova associação pretende incrementar a troca de conhecimentos e experiências entre os associados, mas também quer estimular ações conjuntas que venham a colaborar para a sustentabilidade da mineração.

A existência da mineração é estratégica para a economia do País. Em matéria de gerar ocupação e impostos, cria cerca de 200 mil empregos diretos e dois milhões indiretos, e contribui com 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Todavia, os representantes do setor reconhecem, a atividade gera impactos negativos ao meio ambiente e na sociedade e é aí onde devem atuar com mais vigor, baseados nas práticas ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), de modo que os associados adotem as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, a trilogia ESG.

A nova associação quer que o setor adote boas práticas e diálogo com a sociedade, a fim de reduzir os impactos e promover um desenvolvimento mais justo e sustentável.

O importante é que a AMF surge com a intenção de reunir as diversas empresas mineradoras de ferro do País, “com o compromisso de promover o desenvolvimento econômico e social do setor, aliado à preservação do meio ambiente e o respeito aos direitos humanos”.

João Alberto Paixão Lages, o presidente da AMF, diz que o minério de ferro é o segmento mais produtivo da mineração e foca “na produção de um insumo essencial para o desenvolvimento e para a qualidade de vida das pessoas e da preservação ambiental”.

Segundo ele, os “associados estão comprometidos com um esforço de melhoria contínua de nossa indústria, numa busca constante das mais modernas técnicas e práticas produtivas, no atendimento à legislação e nas relações transparentes com as comunidades e demais atores sociais, incluindo os poderes constituídos, os órgãos ambientais e reguladores, nossos fornecedores e empregados. Tudo isso amparado em uma proposta de diálogo aberto, transparente e permanente com toda a sociedade”.

A AMF é recebida como uma iniciativa pioneira, marco importante para o desenvolvimento sustentável do País. O presidente acredita que “a união de esforços e a colaboração entre as empresas do setor são fundamentais para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos”.

Imagem da Galeria A Associação promete mudar a concepção de minerar nas terras das Minas Gerais e do Brasil

RADAR DA MINERAÇÃO

Formulário para participação

 


A mineração representa uma atividade econômica e industrial que contribui de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico do país. E em Minas Gerais é a essência do Estado e de sua economia.  A exploração de recursos minerais em Minas está ligada com a nossa própria história. Com o passar do tempo esse setor ganhou ainda mais destaque com o novo Marco Regulatório da Mineração após as tragédias de Mariana e Brumadinho, fazendo com que a sociedade civil viesse participar efetivamente dessas atividades. Diante disso, o Jornal Diário de Minas, primeiro jornal diário dos mineiros, desde 1866 em Ouro Preto, criou este espaço especializado para contribuir com Minas e o Brasil, promovendo e valorizando as melhores práticas desse segmento com a emissão da Certificação e do Selo de empresa Socioambientalmente Responsável.

 


 

Tem parceria com os governos, municipal e estadual na manutenção das estradas para

 Escolha os arquivos

Seja uma mineradora socioambientalmente responsável e tenha a certificação, “RADAR DA MINERAÇÃO” – Minas gerais do Brasil. Critério para certificação: Anualmente todos os requisitos do Radar da Mineração deverão ser aferidos para reconfirmação do título e vantagens.

 ()*
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN