Português (Brasil)

Sigma começa a produzir lítio sustentável grau para bateria, a transição foi bem-sucedida

Sigma começa a produzir lítio sustentável grau para bateria, a transição foi bem-sucedida

A CEO Ana Cabral Gardner estava feliz da vida com os resultados obtidos e já vai fazer o primeiro embarque de “lítio verde” neste próximo mês de maio.

Compartilhe este conteúdo:

18-04-2023 - 08h:15

Direto da Redação

Enfim, a Sigma Lithium de Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha deu início à produção de concentrado de lítio sustentável grau para bateria (“Green Lithium”). Em outras palavras, fez a “transição com sucesso na primeira produção”.

A empresa presente na região há quase uma década vinha se preparando para esse momento, que, inclusive, foi informado ao mundo pela assessoria da Sigma, no seguinte tom: “A empresa alcançou este marco crítico com segurança e dentro do cronograma por meio da conclusão do comissionamento do circuito “Dense Medium Separation” (“DMS”), o segundo módulo de sua “Greentech Usina”, e isso marcou o final da construção da Fase 1 do empreendimento Grota do Cirilo”.

As operações iniciais alcançaram 75% da capacidade nominal de produção, segundo a empresa. A pretensão é a de que a “planta produza em sua plena capacidade até julho de 2023”.

Diante de tudo isso, a Sigma faz a primeira remessa de 15 mil toneladas de “lítio verde” em maio próximo, sem dizer o dia.

A empresa pretende vender 100% de seus “ultra-rejeitos finos”, que calcula em 300 mil toneladas referentes às operações da chamada Fase 1. O detalhe é que esses resíduos são amontoados a seco sem uso de barragens.

O que a Sigma diz esperar é que o tão divulgado “Green Lithium” alcance de fato as “especificações premium definidas pelos produtores de baterias avançadas: o óxido de lítio: concentrado calibrado para o padrão da indústria de lítio de 5,5% Li2O, com tamanho das partículas de concentrado de lítio grosso de 0,5 mm a 9,5 mm, o alta pureza – 0,65% de óxido de ferro, 0,39% de óxido de potássio, 0,37% de potássio”.

Daqui para frente, segundo a equipe técnica, sob a liderança do COO Brian Talbot, a empresa vai cuidar de aumentar a produtividade ao máximo.

Ao atingir a capacidade total de produção, o “lítio verde” será armazenado e preparado para venda, em primeiro embarque. A empresa recebeu licença operacional ambiental para vender todos os produtos “Green Lithium” da produção atual e futura, incluindo qualquer produto armazenado.

CEO e Co-Chairperson da Sigma Lithium, Ana Cabral-Gardner parabenizou toda a equipe dizendo estar satisfeita com o desempenho da empresa por estar cumprindo as metas de produção.

Criada há quase uma década, a intenção da empresa era provar ser possível extrair lítio de uma forma ambiental e socialmente responsável. “Atingir esse marco de desenvolvedor a produtor é um uma conquista incrível e uma prova dos muitos anos de trabalho árduo de toda a equipe Sigma. Estamos muito felizes por entregar dentro do cronograma para nossos apoiadores e parceiros”, disse Ana Cabral.

Imagem da Galeria "Estamos muito felizes por entregar dentro do cronograma para os nossos apoiadores e parceiros", disse Ana

RADAR DA MINERAÇÃO

Formulário para participação

 


A mineração representa uma atividade econômica e industrial que contribui de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico do país. E em Minas Gerais é a essência do Estado e de sua economia.  A exploração de recursos minerais em Minas está ligada com a nossa própria história. Com o passar do tempo esse setor ganhou ainda mais destaque com o novo Marco Regulatório da Mineração após as tragédias de Mariana e Brumadinho, fazendo com que a sociedade civil viesse participar efetivamente dessas atividades. Diante disso, o Jornal Diário de Minas, primeiro jornal diário dos mineiros, desde 1866 em Ouro Preto, criou este espaço especializado para contribuir com Minas e o Brasil, promovendo e valorizando as melhores práticas desse segmento com a emissão da Certificação e do Selo de empresa Socioambientalmente Responsável.

 


 

Tem parceria com os governos, municipal e estadual na manutenção das estradas para

 Escolha os arquivos

Seja uma mineradora socioambientalmente responsável e tenha a certificação, “RADAR DA MINERAÇÃO” – Minas gerais do Brasil. Critério para certificação: Anualmente todos os requisitos do Radar da Mineração deverão ser aferidos para reconfirmação do título e vantagens.

 ()*
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN