Português (Brasil)

Porque nasceu aqui, com a Inconfidência Mineira, “A Liberdade Mora em Minas”

Porque nasceu aqui, com a Inconfidência Mineira, “A Liberdade Mora em Minas”

O prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, bateu palmas e comemorou a retomada do evento para a população.

Compartilhe este conteúdo:

13-04-2023 - 12h:30

Direto da Redação

É com base nesta chamada – “A Liberdade Mora em Minas” – que o governo mineiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), conjugada às cidades históricas de Tiradentes e Ouro Preto, lança amanhã, 14, a Semana da Inconfidência.

Além dos atos cívicos da agenda oficial, mais de 100 atividades relacionadas às áreas de cultura, turismo e economia serão apresentadas.

O projeto teve lançamento no Palácio da Liberdade, onde o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, disse que o governador Romeu Zema, quer a Inconfidência celebrada pelos mineiros como reconhecimento do legado de liberdade aos nossos dias.

Para o secretário, é importante celebrar e preservar a história porque cria “pertencimento e futuro com os pés na terra e sempre com a liberdade, expressa na nossa bandeira, como síntese e união entre passado e futuro”, disse.

No lançamento da agenda, o prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, bateu palmas e comemorou a retomada do evento para a população.

Tudo se deu em Ouro Preto, uma luta pela independência da coroa portuguesa, com inconfidentes como Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, padre Carlos Correia de Toledo, coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes e coronel José Silvério dos Reis, o município de Tiradentes se relaciona com o momento histórico não apenas pelo nome em homenagem a Tiradentes.  

De amanhã até do dia 21, em Ouro Preto, vários eventos ocorrerão, culminando com a tradicional entrega de Medalhas da Inconfidência, no Centro de Convenções, com cerimônia na Praça Tiradentes, da qual o governador Romeu Zema participará. Em Tiradentes, a celebração vai de amanhã até o dia 23.

Em Ouro Preto haverá ações relacionadas com história, arte, cultura e educação, o que mobilizará moradores e turistas em visita à cidade.

Haverá uma festa de integração dos bairros Antônio Dias, Alto Das Dores, Santa Efigênia, Veloso, Padre Faria, Piedade, Santana e o distrito de Antônio Pereira, além da Praça Tiradentes e ruas centrais.

Da programação fazem parte contadores de histórias e escritores, como Marcelino Xibil, Juvenal Bernardes e Nana Bernardes. Eles estarão circulando pelos bairros e distritos de Ouro Preto.

Atrações musicais confirmadas: Orquestras do Sesi e Sesc; o show “Quatro irmãos” – Flávio Venturini, Cláudio Venturini, Lô Borges e Telo Borges; a Banda Makondo e Silvia Gomes; e a Escola de Música e Espaço Cultural Samba Preto ChoroJazz.

A programação de Tiradentes é composta de atos cívicos, com hasteamento de bandeiras, desfile das escolas municipais, banda do Exército e banda Ramalho, além de atividades e atrações dedicadas à cozinha mineira.

Às 16h de amanhã, o espaço Mineiridade será aberto, com estrutura montada no Largo das Forras, com queijos mineiros, os cafés e as quitandas. O público pode, além de apreciar, aprender mais sobre o preparo de cada uma delas. Terá cursos de torra de café, maturação de queijos e harmonização com vinhos, dentre outros.

Isso e mais atrações culturais como o violeiro Chico Lobo, o Quinteto Bravíssimo e apresentações teatrais.

O Banquete da Inconfidência será servido dia 19, quando cerca 25 restaurantes da cidade doarão pratos típicos da comida mineira para mil pessoas, tudo numa mesa de 200 metros, na Rua Direita.

Imagem da Galeria A Praça Tiradentes é um palco cheio de histórias relacionadas com a Inconfidência Mineira
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN