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Projeto Caravelas assina dia 29 contrato de adesão para lançar marco da Bahia-Minas

Projeto Caravelas assina dia 29 contrato de adesão para lançar marco da Bahia-Minas

O trajeto ligará Caravelas e a cidade mineira do Vale do Jequitinhonha, Araçuaí. Passará pelos mesmos lugares do trajeto antigo, mas com algumas adaptações.

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07-04-2023 - 13h:18

O Projeto Logístico Caravelas (Ferrovia Bahia-Minas), no município de Caravelas, no litoral-Sul baiano, será lançado no dia 29 próximo concomitantemente com a assinatura do contrato de adesão e lançamento do marco inicial do projeto, que é da Multimodal Caravelas. A assinatura acontecerá em Ponta de Areia, na praça principal.

A etapa seguinte, segundo Fernando Cabral, consultor da empresa será a licitação para o projeto do tráfego. Ele afirma que já recebe propostas e calcula que dentro de dois meses estará selecionada a empresa. O passo seguinte é o do licenciamento ambiental.

O trajeto ligará Caravelas e a cidade mineira do Vale do Jequitinhonha, Araçuaí. Passará pelos mesmos lugares do trajeto antigo, mas om algumas adaptações, já que em certos casos não poderá passar pelos mesmos pontos como antes, em 1881.

A expectativa é grande porque o trecho terá 500 quilômetros, e depois de 57 anos, terá reativados alguns pontos. A desativação aconteceu em 1966 porque o transporte de café e madeira já não assegurava o lucro esperado.

 O consultor Cabral acredita que hoje o cenário econômico é outro, melhor para o Norte de Minas, em decorrência da exploração do mineral lítio, pela Sigma Lithium, em Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha.

Cabral informa que além do transporte de cargas, o trem deverá oferecer o transporte de passageiros, o que é uma boa opção para o turismo.

A Multimodal Caravelas já recebeu a autorização para construção e exploração da estrada de ferro por 98 anos, conforme publicação no DOU – Diário Oficial da União.

Deverá demorar dois anos a fase de projeto e de licenciamento ambiental. Terminada essa etapa começará então a execução dos investimentos de R$ 8 bilhões, devendo contar com o apoio de asiáticos e europeus.

Há, inclusive, plano de levar a estrada de ferro além do porto e o aeroporto de Caravelas e incluir uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

Imagem da Galeria Esta é uma das estações antigas da estrada de ferro Bahia-Minas, que será reativada
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