Português (Brasil)

“Polo Minerário do Lítio” para os vales do Jequitinhonha e Mucuri já devia ter sido criado

“Polo Minerário do Lítio” para os vales do Jequitinhonha e Mucuri já devia ter sido criado

Mas por enquanto, a proposta ainda nem foi levada a votação em 1°. Turno no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O PL é mais do que apropriado, porque há uma corrida pelo lítio no mundo.

Compartilhe este conteúdo:

05-04-2023 -08h:45

Direto da Redação

A proposta de criação de um “Polo Minerário e Industrial do Lítio”, entre os municípios mineiros dos vales do Jequitinhonha e Mucuri já está quase no ponto de ser levada a votação em 1°. Turno no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL/MG).

Estamos falando do Projeto de Lei (PL) 1.992/20, de autoria do deputado Doutor Jean Freire (PT). Já recebeu parecer favorável em 1º turno na Comissão de Minas e Energia da AL, e vem em momento oportuno, quando cada dia mais a corrida em busca do mineral se acelera mais.

Estimular os municípios dotados de reservas de lítio é o objetivo, de modo a criar uma cadeia produtiva do mineral. A formação desse polo é a seguinte: Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Rubelita, Salinas, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni e Turmalina.

O autor do PL disse morar na Região do Vale do Jequitinhonha “que há anos é associada à miséria, o que eu não aceito”. E ele tem toda razão porque o Jequitinhonha a cada dia está se revelando como uma das mais ricas do Brasil. Só que essa riqueza precisa ser convertida também para resolver definitivamente a questões sociais prementes da região.

O momento é de os políticos deixarem de falácias e encararem de vez essa luta porque esta é a melhorar oportunidade surgida para resgatar o Vale. A Sigma Lithium é a grande responsável por toda essa movimentação que irá aumentar ainda mais quando a empresa fizer o seu primeiro embarque de lítio verde, em 1°. de maio.

O que falta ao vale, segundo o deputado, “é oportunidade, a nossa  riqueza não fica na região”. Daí que o projeto é dar a devida proteção ao mineral da região, a fim de se criar emprego e renda, e assim elevar o o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

Utilizado mais especialmente no fabrico de baterias para os carros elétricos, smartfones e até na saúde humana, o mineral é tido como estratégico nesta fase da economia de reduzir o carbono.

O deputado Gil Pereira (PSD) é relator do projeto e aceitou as razões da proposta, mas retirou a obrigação de beneficiar o lítio nos municípios do polo, por meio do substitutivo número 2, que inclui a autorização para o Estado conceder regime tributário especial para as empresas.

Imagem da Galeria Transformar os municípios do Jequitinhonha em um polo de lítio já passa da hora

RADAR DA MINERAÇÃO

Formulário para participação

 


A mineração representa uma atividade econômica e industrial que contribui de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico do país. E em Minas Gerais é a essência do Estado e de sua economia.  A exploração de recursos minerais em Minas está ligada com a nossa própria história. Com o passar do tempo esse setor ganhou ainda mais destaque com o novo Marco Regulatório da Mineração após as tragédias de Mariana e Brumadinho, fazendo com que a sociedade civil viesse participar efetivamente dessas atividades. Diante disso, o Jornal Diário de Minas, primeiro jornal diário dos mineiros, desde 1866 em Ouro Preto, criou este espaço especializado para contribuir com Minas e o Brasil, promovendo e valorizando as melhores práticas desse segmento com a emissão da Certificação e do Selo de empresa Socioambientalmente Responsável.

 


 

Tem parceria com os governos, municipal e estadual na manutenção das estradas para

 Escolha os arquivos

Seja uma mineradora socioambientalmente responsável e tenha a certificação, “RADAR DA MINERAÇÃO” – Minas gerais do Brasil. Critério para certificação: Anualmente todos os requisitos do Radar da Mineração deverão ser aferidos para reconfirmação do título e vantagens.

 ()*
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN