Português (Brasil)

Cabana do Pai Tomás em festa, na expectativa de urbanização da vila, reivindicação antiga

Cabana do Pai Tomás em festa, na expectativa de urbanização da vila, reivindicação antiga

Para a Prefeitura de Belo Horizonte, que conta com verba de US$ 100 milhões, as obras naquela área da comunidade facilitarão o trânsito para todos, a partir dos moradores.

Compartilhe este conteúdo:

03-04-2023 - 12h:30

Os moradores da Vila Cabana do Pai Tomás, na Região Oeste da capital, estão vivendo a maior expectativa com a notícia de que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) irá iniciar uma série de obras no local com dinheiro obtido emprestado ao Banco Mundial em setembro de 2022.

Para aquela comunidade acostumada a uma luta histórica a fim de conseguir obras viárias a euforia é grande porque podem mudar a paisagem da região, indo muito mais além do que os moradores dali sempre reivindicaram.

Para o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), com as obras na Cabana do Pai Tomás se pretende melhorar o trânsito na região porque lá existem muitas saídas. O que a PBH vai fazer é abrir saídas, criando ruas mais adequadas. Pelo que se pôde entender da fala dele, em resumo, a prefeitura vai urbanizar a área.

Segundo o prefeito, o contrato foi assinado, mas o dinheiro ainda não está no caixa da PBH, porque à medida que as obras forem sendo iniciadas, o dinheiro é liberado de acordo.

A prefeitura contará com US$ 100 milhões do Banco Mundial. Mas nem tudo será gasto na Cabana. A intenção do prefeito é aplicar parte em projetos como o corredor de sistema BRT de ônibus na Avenida Amazonas.

Alargamento e abertura de vias que liguem a Avenida Amazonas à Avenida Tupã é a principal obra da Cabana. Essa avenida corta a vila na direção sudeste/nordeste e favorecerá o percurso atual das ruas Sete de Setembro e VVP-01. Para esta existe projeto de construção de um viaduto.

A expectativa da prefeitura é a de que com as obras, o acesso a 16 becos seja facilitado e terão pavimento adequado, iluminação e muros de contenção.

Haverá desapropriações para a execução das obras, mas o cronograma inclui 220 unidades habitacionais para reassentar parte dos que serão afetados pelas obras. Os prédios a serem construídos serão de cinco andares.

Imagem da Galeria A realidade da Vila Cabana do Pai Tomás vai mudar com as obras da Prefeitura da capital
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN