Português (Brasil)

Dia global da reciclagem: atividade que devemos fazer um dia sim e no outro também

Dia global da reciclagem: atividade que devemos fazer um dia sim e no outro também

Todo o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resulta em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas.

Compartilhe este conteúdo:

19-03-2023

08h:14

*Enio Fonseca

Dia 18 de março é comemorado o Dia Global de Reciclagem, uma iniciativa da Global Recycling Foundation que nos incentiva a olhar para o lixo sob uma nova perspectiva.

O tema é tão importante que existe ainda o dia Internacional da Reciclagem instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) no dia 17 de maio, que também busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens consumidos.

Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo. Das 11.355.220 toneladas, apenas 1,28% são destinados à reciclagem. Só ficamos atrás de Estados Unidos, China e Índia. Os aterros sanitários continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos, ocasionando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.

O resultado alarmante envolve outra questão de difícil solução: quando dispostos em aterros sanitários, os resíduos sólidos emitem gases de efeito estufa (GEE), principalmente o metano. Alguns materiais levam anos ou décadas para se decompor, como os descartáveis (fraldas e copos plásticos, por exemplo).

Todo o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resulta em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram resíduos, em quase todos os lugares há a possibilidade de o lixo causar problemas.

A reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto. O Brasil dispõe de normas legais para o enfrentamento da questão de destinação desconforme de resíduos e sua reciclagem, sendo a principal norma a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.

A Lei nº 18.031, de 12 de janeiro de 2009 dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos no Estado de Minas Gerais, cabendo em especial à Secretaria de Estado Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável garantir sua aplicação em nosso território.

A Escola Paulista de Medicina recomenda as seguintes atitudes frente ao tema reciclagem:

1) Fazer a separação do resíduo sólido e orgânico na hora do descarte. Separar o lixo seco e reciclável do lixo orgânico é simples e ajuda muito os coletores de lixo.

2) Outra dica valiosa é limpar os restos de comida dos resíduos especiais antes de descartar o material. Uma rápida enxaguada já faz toda a diferença.

3. Vidros mal embalados podem colocar em risco a vida dos coletores. Por isso, antes de descartar espelhos, copos, garrafas e derivados, os embale com papelão ou jornal e sinalize que ali existe um resíduo cortante.

4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças e a toda a população. Ensine por meio de bons exemplos, como:

resistir ao consumismo excessivo, comprando apenas o necessário; evitar os sacos plásticos ao máximo, adotando sacolas de pano ou reutilizáveis para ir ao supermercado; referir produtos naturais ou biodegradáveis para sua casa; tentar consertar o que estragou, em vez de descartar e comprar um aparelho novo; usar a criatividade para reformar e customizar as roupas para a próxima estação; ensinar o desapego e mostre aos seus filhos, amigos e colegas de trabalho, escola e vizinhos, a importância de doar roupas e brinquedos para famílias carentes.

Enio Fonseca é CEO da Pack of Wolves Assessoria Socioambiental, foi Superintendente do Ibama,  Chefe do Departamento de Controle Florestal do IEF,  Conselheiro do Copam e Superintendente de Gestão Ambiental da Cemig, é parceiro da Econservation.

Imagem da Galeria A Terra para nós é uma só, não dá tempo para arranjar outra Terra para nós e nossos filhos
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN