Português (Brasil)

Sustentabilidade, ESG e descarbonização são temas do Encontro Brasil-Alemanha

Sustentabilidade, ESG e descarbonização são temas do Encontro Brasil-Alemanha

O governo de Minas Gerais então vislumbrou a oportunidade de elaborar a rota para a descarbonização da economia de Minas Gerais com foco na neutralização de emissões até 2250.

Compartilhe este conteúdo:

16-03-2023

09h:28

Pedro Sena*

No âmbito do Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2023 (EEBA), uma das pautas prioritárias que o Estado de Minas Gerais discutiu com o Governo da Alemanha e seus representantes e empresas foram os temas da sustentabilidade, ESG e descarbonização.

Em 2022, o Estado publicou, em parceria com o governo britânico, com o CDP Latin America e o ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, um importante documento para nortear as ações de descarbonização, denominado Plano de Ação Climática de Minas Gerais (PLAC-MG).

O PLAC-MG é um projeto estadual que tem como objetivo principal a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas. Em sua estrutura, o PLAC-MG apresenta 28 ações prioritárias e sinérgicas de mitigação, adaptação, justiça climática e inovação, e é ainda composto por diversas sub-ações, cada uma com objetivos específicos a serem alcançados.

Para avançarmos ainda mais, é necessário implementar as sub-ações previstas no PLAC-MG. Sendo assim, é oportuno apresentar ao público um roteiro de ações de descarbonização ainda mais pragmático, com linguagem acessível e objetiva.

O governo de Minas Gerais então vislumbrou a oportunidade de elaborar a rota para a descarbonização da economia de Minas Gerais com foco na neutralização de emissões até 250. Trata-se de um recorte para alcançar as metas contidas no PLAC-MG voltadas a operacionalização das ações e que potencialize os resultados. Tal documento deverá auxiliar os atores estratégicos envolvidos na descarbonização, visto que o cumprimento das ambições de descarbonização exigirá uma intensa cooperação entre o governo, o setor privado, as organizações não governamentais e as comunidades.

Se cumprirmos as metas previstas na Campanha Race to Zero, seremos a primeira geração a poupar as futuras gerações dos piores eventos associados à mudança do clima, garantindo um meio ambiente equilibrado para todos e também garantindo o desenvolvimento econômico do Estado de Minas Gerais com foco na geração de emprego e renda mediante negócios verdes.

* Superintendente de Política Minerária, Energética e Logística - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de MG |

Imagem da Galeria O Encontro Brasil-Alemanha foi considerado importante para ambas as partes
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN