Português (Brasil)

Na dúvida se vai a Diamantina ou a Tiradentes, visite as duas cidades lindas e históricas

Na dúvida se vai a Diamantina ou a Tiradentes, visite as duas cidades lindas e históricas

O site de turismo Melhores Destinos (melhoresdestinos.com.br), site de promoções e de conteúdos de viagens do Brasil, divulgou a lista dos 10 melhores destinos brasileiros.

Compartilhe este conteúdo:

14-03-2023

09h:32

Sérgio Moreira*

Já na sua 4ª edição, cerca de 15 mil leitores do MD participaram da votação para escolher os 10 melhores destinos de viagens do Brasil, e também do exterior, em 2022. Foram 90 destinos brasileiros citados na pesquisa com voto de cada leitor da plataforma no seu destino preferido, baseado nos critérios de custo-benefício, atrações, receptividade/simpatia, gastronomia e segurança.

Os vencedores recebem uma estatueta com os símbolos que representam os objetivos do site Melhores Destinos, simbolizado por uma lupa, um avião, o marcador de destinos e no centro, um viajante.

Os 10 dos melhores destinos brasileiros, eleitos pelo site Melhores Destinos:1° - Chapada Diamantina (Bahia); 2° - Alter do Chão (Santarém/Pará); 3° - Diamantina (Minas Gerais); 4° - Lençóis Maranhense (Maranhão); 5° - Jalapão (Goiás);  6° - João Pessoa (Paraíba); 7°  - Península de Maraú (Bahia); 8° - Pomerode (Santa Catarina); 9° - Tiradentes (Minas Gerais) e 10°- Urubici (Santa Catarina).

Entre os melhores destinos eleitos pela plataforma, em meio a 90 indicados, duas cidades mineiras figuram entre as 10 tops: Diamantina e Tiradentes.

Diamantina

Pela primeira vez, Diamantina figura na lista do MD e alcançou a terceira colocação.

A cidade histórica do Vale do Jequitinhonha, distante 290 km de Belo Horizonte e com 48 mil habitantes, é Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco, em 1999.

Famosa por ser a terra do casal João Fernandes de Oliveira e a ex escrava Chica da Silva, Juscelino Kubitschek e das Vesperatas, Diamantina se destaca no turismo nacional por sua arquitetura colonial preservadíssima, suas tradições religiosas, folclóricas e culturais preservadas desde a época do Império, além de sua riqueza gastronômica.

O ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck nasceu e morou em Diamantina. A casa onde ele passou boa parte da infância e juventude, de 1902 a 1920, hoje é um museu que conta a história da infância e a jornada política de JK e preserva itens pessoais

A arquitetura do antigo Arraial do Tejuco impressiona pela riqueza nos detalhes e a impressionante beleza natural da região, como o paredão da Serra dos Cristais, que emoldura a cidade, principalmente no fim da tarde, quando os raios solares tornam o paredão mais impactante em sua beleza.

Além da beleza da cidade, os arredores diamantinenses encantam turistas e visitantes como a Vila de Biribiri, Curralinho, distrito que já foi cenário de filmes e novelas, como a segunda versão da novela Global Irmãos Coragem, suas cachoeiras como a dos Cristais e do Sentinela, dentre outras tantas belezas.

Em Diamantina, o turista simplesmente volta no tempo e se sente personagem do século XVIII. A cidade é a história vida do Brasil Colônia e Brasil Imperial. Não só isso, no auge do Ciclo do Ouro e Diamante, no século XVIII, o Arraial do Tejuco, hoje Diamantina, teve a maior lavra de diamantes do mundo. A riqueza dos diamantes permitiu construções coloniais suntuosas, ruas largas e igrejas que simplesmente impressionam pela riqueza dos detalhes, o dourado do ouro e o brilho reluzente dos diamantes em suas ornamentações.

Por conta de seu acervo arquitetônico, cultural, religioso, histórico e preservação de suas tradições exatamente como nos tempos do Império, pela simpatia, carisma e hospitalidade de seu povo, Diamantina figura entre os 10 melhores destinos de turismo do Brasil.

Diamantina tem várias cachoeiras próximas a cidade, entre elas a Cachoeira dos Cristais

Nas notas por quesito, Diamantina obteve a média 8,688 sendo 8,0 no quesito Custo/benefício, 9,2 em atrações, 8,6 em Gastronomia, 9,1 em simpatia, 9,1 e segurança.

Tiradentes

Tiradentes, com pouco mais de 8 mil habitantes e a 190 km distante da Capital e a 15 km de São João Del Rey, na região das Vertentes das Gerais, tendo a serra de São José como moldura na cidade.

Um dos mais badalados destinos turísticos do Brasil, apontada em 2019 pela Revista Norte Americana de turismo “Departures” como a cidade mais bonita do Brasil se destaca no turismo nacional. Famosa em todo o país por seus festivais, arquitetura colonial preservadíssima e gastronomia. Tiradentes ficou no 9° lugar entre os 10 melhores destinos de viagens do site Melhores Destinos.

Pelas ruas de Tiradentes    

Um passeio pelas ruas, museus, igrejas e casarões de Tiradentes é voltar no tempo e se emocionar com a beleza e riqueza do Brasil colonial, em destaque para a Matriz de Santo Antônio, a mais rica em ouro de Minas Gerais e seu belíssimo órgão português, do século XVIII e seu artesanato em madeira bruta, revelando o talento dos artesãos da cidade e região. Sem contar o passeio na famosa Maria Fumaça, os pratos típicos da culinária mineira e os finíssimos vinhos produzidos em Minas Gerais, no Brasil e no mundo, encontrados nas tabernas e restaurantes da cidade, além dos queijos, doces, quitandas e cervejas artesanais produzidos no município.

A Maria Fumaça faz a viagem entre Tiradentes a São João del Rey.

A média de votação de Tiradentes avaliadas pelos leitores do MB foi de 8,554 sendo nos quesitos individuais 7,5 em usto/benefício, 8,5 em atrações, 8,7 em Gastronomia, 8,6 em Simpatia, 9,2 e Segurança 9,2.

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63 , informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

Imagem da Galeria Tiradentes e Diamantina são os lugares de Minas dentre os mais visitados no País
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN