Português (Brasil)

Uma olhadela no retrovisor para rever a importância do SUS como exemplo para o mundo

Uma olhadela no retrovisor para rever a importância do SUS como exemplo para o mundo

Todos devem defender o SUS e seu reaparelhamento, porque no mundo não há uma assistência médica dessa natureza. Haja vista o bom serviço prestado pelos postos de saúde.

Compartilhe este conteúdo:

12-03-2023

17h:48

Anes Otrebla*

Estava aqui em estado de reflexão sobre o quão importante é, para todos nós mineiros e brasileiros de modo geral, a manutenção integral do Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda cobrar mais investimentos nele para adequar às evoluções da Medicina.

Não fosse o SUS, nos últimos dois anos – é só olhar pelo retrovisor para reconhecer – naquela situação pandêmica, morreria gente nas ruas das cidades sem assistência alguma, a três por dois, como se diz.

Os brasileiros, independentemente de qualquer coisa, precisam lutar para a preservação do SUS e defender o seu reaparelhamento, com toda a sua rede, porque no mundo não há uma assistência médica dessa natureza.

O SUS nosso é exemplo para o mundo todo.

Não podemos deixar aquela quantidade assustadora de gente morta pela covid-19 se tornar algo banal, como pensam os negacionistas, responsáveis de fato pelo aumento da incidência de casos da doença e as suas mutações, naqueles anos fatídicos.

Temos que bater palmas e ao mesmo tempo pedir a Deus para proteger os médicos, as médicas, os enfermeiros, as enfermeiras e toda a gente que está na linha de frente dos Postos de Saúde, porque prestam bom serviço à população brasileira.

São merecedores de elogios porque sabem estarem indo todo dia para o campo de batalha, e ao mesmo tempo tendo o cuidado de vestir a armadura, porque não têm certeza de retornam à casa vivos.

Felizmente, não estamos mais vivendo aquela atmosfera densa, a começar da abolição das máscaras. Usa-a quem quiser, mas antes foi um horror, muita ansiedade porque o inimigo, invisível, ameaçava.

Mas a vacina veio a tempo de dar um basta.

Os nossos cientistas demonstraram competência. No passado demorariam anos para conseguir uma vacina, e desta vez foram rápidos no gatilho, quero dizer, nas pesquisas laboratoriais e quase concomitantemente surgiram vacinas várias. Agora acabamos de receber a dose da bivalente.

É importante frisar que essa gente do SUS vive diariamente a criar exemplos de paixão pela profissão e do pleno exercício do amor ao próximo. Quantas pessoas foram salvas pela dedicação extremada dos médicos e enfermeiros, naquela ocasião?

Pois então, a todos eles, os nossos reconhecimentos e neste momento, com o pensamento na Sagrada Face de Jesus segue pedido de proteção para todos, que de alguma forma contribuíram para dissipar as nuvens escuras dos céus de Minas e do Brasil.

O SUS tem muito a ver com isso. Viva o SUS!

*Jornalista e escritor.

Imagem da Galeria O SUS foi a salvação no episódio mais grave da pandemia do coronavírus e deve ser defendido
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN