Português (Brasil)

Ligue-se na Vesperata de Diamantina e receba o calor humano de centenas de espectadores

Ligue-se na Vesperata de Diamantina e receba o calor humano de centenas de espectadores

Até parece um sonho. O repertório é recheado de música boa e de diferentes estilos. É tão legal a Vesperata, que ela é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Compartilhe este conteúdo:

10-03-2023

18h:03

Sérgio Moreira*

Diamantina está a 300 quilômetros de Belo Horizonte, conta com voos da Azul partindo da capital. A Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX. Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões a fim de tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.

As vésperas são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas.

Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.

Com um repertório repleto de música boa e diferentes estilos, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Em Diamantina, terá a oportunidade de assistir a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura local. A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário.

Considerada como uma “serenata ao contrário” pelo fato de que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes.

Cada apresentação reúne mais de mil pessoas.

A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense.

É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas.

Confira a programação: abril: 15; maio: 06, 20 e 27; junho: 03 e 17; julho: 01, 15 e 29; agosto: 05, 19 e 26; setembro: 16 e 30 e outubro: 07 e 21.

Consulte seu agente de viagem para o pacote para a Vesperata e passeios por Diamantina

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63, informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

Imagem da Galeria A vesperata em Diamantina é uma das apresentações mais bonita de se ver e ouvir
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN