Português (Brasil)

Ubá dá passo grande, e na direção certa, ao entrar para o “Programa Sol de Minas”

Ubá dá passo grande, e na direção certa, ao entrar para o “Programa Sol de Minas”

Com o “Programa Sol de Ubá”, a Prefeitura vai implantar usinas solares fotovoltaicas, iniciativa que deverá causa impactos positivos no Município, no desenvolvimento de modo geral.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

08-03-2023

18h:39

Ubá, na Zona da Mata de Minas Gerais, terra do famoso maestro Ary Barroso, do ex-governador Ozanam Coelho e do poeta, escritor e jornalista Olympio Coutinho, acaba de tomar uma iniciativa, por intermédio da Prefeitura Municipal, considerada inédita na região.

Por meio do “Programa Sol de Ubá”, o município entrou na esfera do “Projeto Sol de Minas”, conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, com o fito de implantar, operar, manter e gerir usinas solares fotovoltaicas para satisfazer a demanda por energia na estrutura municipal.

A empresa que vencer a licitação a ser aberta vai explorar a usina fotovoltaica de até 5MW. O prefeito Edson Teixeira Filho (DEM) registra como o destaque maior nessa empreitada, o fato de não representar custo para o Município. A Prefeitura entra com o terreno “de baixo nível de utilização comercial”, e a concessionária arcará com o necessário, técnica e financeiramente para a implantação do projeto e manutenção.

Essa iniciativa da Prefeitura vai significar ganho de recursos, segundo o prefeito, para que ele possa ampliar e modernizar as redes de iluminação com instalação de LED, o que repercutirá no futuro na diminuição nas contas de luz da cidade.

Gerada por meio do sol, a energia é captada por painéis fotovoltaicos e se transforma em energia elétrica. É a chamada “energia verde”. É renovável, inesgotável e limpa, além do que ajuda a reduzir os impactos das mudanças climáticas que aí estão. Mais ainda, trata-se de um projeto que, financeiramente, gera economia, o que pode ser constatado nos números da conta de luz.

As usinas solares fotovoltaicas fazem parte de um projeto de sustentabilidade com o fito de reduzir as emissões de carbono (CO2) no Município. A Prefeitura não está interessada em vender energia. A iniciativa tem a ver com a sustentabilidade focada na produção de energia verde, limpa, sem prejuízos ambientais.

Em outras palavras, o que está sendo tratado são benefícios vários, ambientais, sociais, desenvolvimento econômico obtido de modo sustentável. E, por via de consequência, redes elétricas melhores, infraestrutura viária dos lugares onde as usinas serão instaladas, o que redundará em empreendimentos novos para Ubá.

O “Projeto Sol de Minas” do qual Ubá participa agora, existe desde 2019 adotado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais,

No âmbito do Projeto Sol de Minas a pretensão é impulsionar a liderança de Estado na área de energia solar fotovoltaica. Assim capacita gestores municipais, como é o caso da Prefeitura de Ubá, a fim de que possam adotar os seus próprios projetos de energia solar fotovoltaica, criando uma atmosfera atraente para negócios de empresas do setor.

Imagem da Galeria As usinas daqui a pouco irão se espalhar por Ubá e cidades da região com nova tecnologia
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN