Português (Brasil)

Para quem ama o cinema de rua, sábado e domingo têm mostra na Casa do Jornalista, em BH

Para quem ama o cinema de rua, sábado e domingo têm mostra na Casa do Jornalista, em BH

Será uma exibição atrás da outra e gratuitamente, com direito a pipoca; os amantes dessa modalidade poderão se recordar dos tempos nem tão antigos assim dos cinemas de rua.

Compartilhe este conteúdo:

 

Direto da Redação

02-03-2023

18h:22

Para quem gosta de cinema de rua e sente falta dele, a Mostra Cinemas do Brasil, em sua 3ª edição, pode matar a saudade com exibições neste sábado, 4, e domingo, 5, gratuitamente, na Casa do Jornalista, Avenida Álvares Cabral, 400 – Centro.

Serão exibidos 30 filmes para lembrar os cinemas de rua brasileiros, com enfoque para esses equipamentos, quase todos fechados. Aqui, em Belo Horizonte, ainda se pode encontrar dois, cine Santa Tereza e Belas Artes na Rua Gonçalves Dias.

Em Belo Horizonte, o projeto é apresentado pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG), Instituto Humberto Mauro e Projeto Dona, pelas cineastas Sarah Hellen e Sofia Marinho. Será na Sala Gomes Leite, da Casa do Jornalista, com pipoca também de graça.

No primeiro dia, sábado, terá início a mostra às 12h, com fotos de cinemas de rua, feirinha de DVDs e peças de um museu de cinema.

Diálogos com o Cinema e Novas Mídias” acontece das 13 às 14h15, com apresentação dos filmes “A Gal and a Gun”, “8 Quadras”, “Dias de Glória”, “Uma Invenção Sem Futuro” e “101%”.

Haverá a sessão “Cinema em Toda Parte”, das 14h50 às 16h50, com os filmes “Guarany: Eu Sou o Menino do Cinema Paradiso”, “Ojú Onà”, “Salas Universitárias de Cinema no Brasil”, “Vozes da Memória” e “4 Bilhões de Infinitos”.  

A derradeira sessão do sábado, das 17h30 às 18h é a vez da “Sessão Proibida”, com os filmes “Rua da Carioca, 49”, “Em Busca do Gozo Perdido” e “Cineminha”.

O detalhe é que numa instalação haverá apresentação do filme “Cine Metro”, das 14h15 às 14h50, e das 16h50 às 17h30. O encerramento se dará às 19h.

No domingo, a abertura será ao meio-A primeira sessão das 13h às 14h, “Memórias de Cinema”, com apresentação dos filmes “Cinema é Drops”, “Adeus Paissandu”, “Cinemas de Rua de Aracaju”, “Cultural” e “Cine Morto”.

Na sessão seguinte, das 14h30 às 16h20, “Protagonistas do Cinema”, com filmes “A Rosa Púrpura de Fradique”, “Marius Bells em Cartaz”, “Coleção Preciosa”, “Drops Cine Marrocos”, “Cine Aurélio”, “O Projecionista” e “Abelardo”.

A última sessão do domingo, das17h às 18h40, “Subúrbio em Transe”, com exibição dos filmes “Cine Guaraci”, “Cine Vaz Lobo” e “Cine Art 7: Os Rascunhos da Memória”. Nesse domingo, a experiência imersiva, com o filme “Metro”, será entre 14h e 14h30, e entre 16h20 e 17h. O público poderá visitar a exposição de fotos, a feirinha de DVDs e o museu de cinema durante o tempo todo.

 

Imagem da Galeria Muito interessante essa mostrq na Casa dos Jornalistas, é uma viagem aos tempos bons
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN