Português (Brasil)

Taquaraçu faz 60 anos, sem festa, mas com um corolário de obras do prefeito Marcílio

Taquaraçu faz 60 anos, sem festa, mas com um corolário de obras do prefeito Marcílio

Ele está empenhado em reformar as escolas do Município, ao mesmo tempo em que cuida das praças a fim de manter o aspecto bucólico da cidade para mais atrair turistas.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

02-03-2023

09h:36

O município de Taquaraçu de Minas é um dos lugares mais agradáveis para quem gosta de qualidade ambiental e prefere viver sem esse corre-corre de Belo Horizonte e o infernal trânsito, tanto em termos de volume quanto de barulho.

Taquaraçu existe há mais de 250 anos, desde quando a capital mineira era Ouro Preto. Naquela época, era lugar de passagem dos tropeiros tanto rumo à capital como ao Rio de Janeiro.

De emancipação política administrativa, o Município comemorou, neste 1°. de março, 60 anos, sem festa, mas com o vigor da juventude do prefeito Marcílio Bezerra da Cruz (PSD), que vem imprimindo um ritmo de realizações simultâneas.

Marcílio disse estar empenhado em reformar as escolas do Município, ao mesmo tempo em que cuida das praças a fim de manter o aspecto bucólico da cidade para mais atrair turistas.

Ele disse ainda que atua na Casa da Cultura sinal de que acredita, uma coisa está ligada à outra – educação e cultura.

Sem se descuidar dos esportes, que ele faz questão de apoiar porque sabe que revela talentos ao mesmo tempo em que faz bem às pessoas de modo geral.

Outra coisa importante, o prefeito disse que monta uma usina de asfalto frio para asfaltar as vias públicas e também com a construção de quatro pontes tanto no Rio Taquaraçu como no Rio dos Peixes, que deságuam no Rio Jequitinhonha.

A cidade fica, como se diz, a “um pulo” de Belo Horizonte (60 quilômetros) e tem como vizinhos, do lado Norte, Jaboticatubas, ao Leste, Nova União; ao Sul, Caeté; e a Oeste, Santa Luzia.

Para chegar a Taquaraçu, os moradores e os visitantes contam com duas vias. Uma delas é por meio da BR-381 no sentido Belo Horizonte-Vitória (ES). A outra via é no sentido Santa Luzia Jaboticatubas, em asfalto novo, de acesso mais rápido até a cidade.

Na administração de Marcílio, a cidade está mais bem iluminada à noite com a iluminação LED (“Light-Emiting Diode”). De dia, a luz do sol é um convite a quem quiser e puder passar bons momentos às margens do Rio Taquaraçu, que segundo o prefeito, continua bonito como sempre foi e com um caudal d’água forte.

A Prefeitura Municipal cobra IPTU dos moradores, sem o qual o Município fica desprovido porque ali se vive mais é de serviços.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Município é de R$ 58,7 milhões; 43,9% da parte da administração pública; o restante serviços (37,8%), da agropecuária (43,9%) e da indústria (7,5%).

O próximo grande evento a se realizar na cidade é a 9ª Festa do Cavalo, que reúne os aficionados do criatório e atrai uma multidão de visitantes. Tanto criadores como apreciadores, numa confraternização aconchegante.

Imagem da Galeria O prefeito Marcílio, de Taquaraçu, imprime no município movimento de obras intenso
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN