Português (Brasil)

Novo “boom” de desenvolvimento de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, vem de avião

Novo “boom” de desenvolvimento de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, vem de avião

O vice-prefeito Alequison não quis arriscar dizer quando os voos serão de fato iniciados, para não criar expectativa, entretanto, calcula ele, até o final deste semestre pode acontecer.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

28-02-2023

08h:06

O vice-prefeito de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha (MG), o professor Alequison Gomes Mendes disse ao diariodeminas.com.br que o desenvolvimento do Município está chegando de avião. Ele disse isso em alusão aos voos da Azul Conecta, que, quando iniciar o programa de voos fretados para levar passageiros e cargas de Capelinha a Belo Horizonte, uma nova era estará sendo inaugurada.

O processo de adequação do Município para receber os voos começou com as obras do Aeroporto Regional Doutor Juscelino José Ribeiro (SICK) já prontas e o encontro do dia 19 de janeiro, em Capelinha, quando se discutiu sobre a ligação com a capital por meio de aeronaves da Azul Conecta. Só que essa não é uma medida que se materializa de um dia para o outro.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizaram recentemente o funcionamento do Aeroporto de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Este já foi um grande passo no sentido de conquistar o objetivo.

A fase atual é burocrática e Alequison não quis arriscar dizer quando os voos serão de fato iniciados, para não criar expectativa, mas calcula ele que até o final deste semestre Capelinha ficará mais perto de Belo Horizonte e vice-versa, e assim vai sustentar a posição de liderança na região.

Pelo que se pôde perceber no contato telefônico com o vice-prefeito, a administração do prefeito Tadeuzinho vive em uma aura de entusiasmo com o desenvolvimento de Capelinha impulsionado pelo café, a princípio, mas também pela produção de madeira.

No Vale do Jequitinhonha, Capelinha é hoje o Município que mais se desenvolve, segundo o vice-prefeito, e chegará brevemente a um patamar mais elevado ainda quando o Aeroporto estiver recebendo os voos da azul. Atualmente,só voos fretados.

Alequison percebe que a população da cidade vive momento de expansão urbana. Os visitantes constatam isso, a cidade parece nova, e com população que já pode ter chegado aos 40 mil habitantes, o que o senso recém-terminado poderá confirmar.

Ele reconhece ser o Município privilegiado por desfrutar de um microclima agradável que favorece a agricultura, e principalmente a de café, mas se for comparado o índice pluviométrico dos dois anos anteriores, nesta temporada choveu mais.

Alequison é formado em Ciências Sociais e História, com pós-graduação em Gerência de Cidades e Administração Pública. Atualmente, é graduando em Direito e se confessa um “entusiasta das belezas do Vale do Jequitinhonha”.

O vice-prefeito se diz empenhado em um movimento para acabar com a pecha de que o Vale é de pobreza. Pelo contrário, Alequison quer elevar o moral da população de modo a requalificar o pensamento.

O que é fundamental, pelo que ele pôde externar em nossa conversa, é fazer com que as pessoas, individualmente e em conjunto passem a mudar o pensamento, porque estão sobre um solo rico e precisam se conscientizar de que devem desfrutar dessa riqueza por direito e de fato de maneiras várias. A mudança vem de dentro para fora, individualmente, e cada pessoa e a mesma coisa se dá com o Município.

O Vale, na concepção de Alequison, além de rico em termos de solo, é muito mais em termos de gente de valor, que precisa externar seus talentos a fim de se enxergar melhor e se capacitar para vencer os obstáculos a fim de fazer a região assumir o lugar merecido, no âmbito do Estado, sob os aspectos político, socioeconômico e ambiental.

Imagem da Galeria O vice-prefeito lidera movimento para acabar com a pecha de Vale da pobreza
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN