Português (Brasil)

Calor em Araçuaí, cidade do Vale do Jequitinhonha, foi de fritar ovo no asfalto, 42,4 graus

Calor em Araçuaí, cidade do Vale do Jequitinhonha, foi de fritar ovo no asfalto, 42,4 graus

É a primeira vez que isso acontece no Município, ao ponto de um agricultor ser internado às pressas em hospital com parte do corpo cheia de bolhas e queimadura de 1°. Grau.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

25-02-2023

11h:58

Araçuaí, cidade próspera do Vale do Jequitinhonha (MG), hoje com mais possibilidades do que antes, com a intensa exploração do mineral lítio, em suas terras, produto imprescindível para a fabricação de baterias para carros elétricos e smartfones, lá fez calor de 42,4 graus no dia de ontem, 24.

O chão das ruas da cidade parecia até soltar fumaça e as pessoas, com a exceção de uma, não se expunham ao sol e parecia que aquela urbe estava vazia. Um agricultor desavisado, trabalhava em sua seara quando percebeu que no corpo se formavam bolhas.

Ele ficou assustando e pediu ajuda, tendo sido levado para um hospital onde ficou internado com parte do corpo com queimadura de 1° grau. Não há ainda informação se ele continua internado ou foi liberado. E se foi, deve ter recebido as orientações necessárias para não ficar exposto ao sol ou se proteger ao máximo.

O agricultor deve fazer o que fazem as e os garis da Prefeitura Municipal de Araçuaí, se vestem da maneira correta para se protegerem, com os braços e a cabeça cobertos. E mais: como disse a gari Vanessa de Sousa, ela e os demais bebem água com frequência e passam no rosto protetor solar.

Para se ter uma ideia do quanto o sol de ontem – hoje deve se repetir – estava tão quente, alguém vez a experiência de fritar um ovo numa panela exposta na rua, sem uso de fogo. O ovo ficou igualzinho aos fritos na trempe de fogo.

O fato de fritar ovo sem fogo embaixo da panela fez recordar a história do famoso e antigo “Pedro Malazarte”, que vendeu uma panela que ele chamava de mágica. Quando a panela parecia fervente, Malazarte   le apagou o fogo e engambelou alguém, vendendo-a, por vinténs.

Tudo indica que Araçuaí teve a temperatura mais alta no País. E quem está atento às questões ambientais reconhece como um sinal das mudanças climáticas com essa temperatura tão elevada.

O município é banhado pelo Rio Araçuaí, que pertence à bacia do Rio Jequitinhonha. A cidade possui muita história, desde quando vigorava o regime monárquico.

Mas esse calorão desenfreado, é a primeira vez que acontece. Pelo menos, nos anais de Araçuaí não se encontra nenhum registro do tipo de temperatura tão elevada.

Imagem da Galeria Araçuaí virou forno no dia de ontem com a temperatura mais alta que registrou na história
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN