Português (Brasil)

A recomendação é fazer já reflorestamento de pequizeiros no Norte de Minas

A recomendação é fazer já reflorestamento de pequizeiros no Norte de Minas

É o técnico em Agropecuária, Geraldo Fróis, Gê Fróis chamado, quem faz a recomendação. Ele é nascido em Grão Mogol, onde viveu boa parte da vida – agora ele está em Sete Lagoas.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da redação

11-02-2023

19h:03

A temporada de pequi, fruto do pequizeiro, acabou-se, pelo menos por aqui, por essas paragens dos belos horizontes. A safra é curta, mas o suficiente para os apreciadores de pequi abastecerem o organismo até a safra seguinte.

A gente ouve dizer que há uma praga colocando os pequizeiros que, como é sabido, são naturais. São dádiva da natureza de uma importância enorme, principalmente no aspecto social. Quando é chegada a safra, as famílias espalhadas pelo Sertão Norte Mineira passam bem.

Na hipótese dos pequizeiros estarem correndo risco, é oportuno, então, sugerir o reflorestamento deles pelo Cerrado adentro, porque além do aspecto social, há o econômico, porque muitas família vivem do que apuram com o pequi.

De maneiras que, o técnico em agropecuária, formado em Florestal, Geraldo Fróis, mais conhecido em Grão Mogol, onde passou a boa parte de sua vida – agora ele está sob os cuidados da filha, Heloísa, vereadora em Sete Lagoas – por Gê Fróis, preocupado com a tal praga do pequizeiro, recomenda o reflorestamento.

Ele, quando estava no Horto da Prefeitura de Grão Mogol, fez milhares de muda de pequizeiro. E é com base nas informações dele que o Diário de Minas contribui com esse esforço, publicando a maneira de produzir mudas com base na prática de Gê Fróis.

PASSO A PASSO

1 – Coleta do fruto maduro, com casca. Pequi está maduro quando cai do pé e é catado, coletado.

2 – Deixar fermentar, na casca. A fermentação é indicada pela consistência pastosa que a casca adquire, entre 30 e 40 dias.

3 – Fazer a separação dos caroços da massa. Lavar os caroços e pôr para secar tanto faz ao sol ou à sombra.

4 – Levar para o canteiro de germinação tendo o cuidado de colocar o hilo voltado para cima ou no máximo de lado, no solo, cobrindo caroço com camadas de terra de mais ou menos 3 cm.

5 – Proceder à irrigação à medida do necessário para manter certo grau de umidade. É preciso levar em conta que pequi é planta do Cerrado e sofre as intempéries, não necessitando de tanto cuidado.

OBS.: Em Grão Mogol, segundo Geraldo Frois, a germinação ocorre entre 35 e 40 dias. Há casos de germinação que demora até um ano e meio.

Depois da germinação, a muda deve ser colocada em recipiente próprio, saco plástico de dimensões 18 X 23 e levado para o local definitivo, quando estiver com mais ou menos um palmo de tamanho.

Três anos depois, o pequizeiro entra em fase de produção. Frois afirma já ter produzido cerca de cinco mil mudas. Não foram vendidas, mas doadas aos interessados residentes na região de Grão Mogol.

Imagem da Galeria Pequi é dos alimentos o mais rico em vitaminas A e do complexo B além de sais minerais
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN