Português (Brasil)

Terra de bons vinhos, Andradas fica no roteiro dos peregrinos do Caminho da Fé, até Aparecida

Terra de bons vinhos, Andradas fica no roteiro dos peregrinos do Caminho da Fé, até Aparecida

Na vinícola de Andradas é produzido o vinho Casa Geraldo. Lá se pode degustar a bebida, de nível internacional, e obter todas as informações do processo de fazimento.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

30-01-2023

09h:10

Andradas é um município brasileiro pertencente a Minas Gerais, situado na Região Sudoeste do Estado mineiro, integrante da microrregião de Poços de Caldas. Uma linda cidade.

Quem já fez o percurso do Caminho da Fé até o Santuário de Aparecida (SP), a partir de Águas da Prata (SP), fatalmente passa por Andradas, onde tem boas churrascarias e vinhos comparáveis aos melhores tanto da América do Sul como da Europa.

A vinícola de Andradas fica também na rota do Caminho da Fé, para quem vai, à direita. Lá é produzido o vinho Casa Geraldo, onde se pode degustar a bebida sob as informações de alguém da fazenda, ao vivo e em cores.

Andradas tem população de pouco mais de 40 mil habitantes e se aproveita muito da proximidade com São Paulo, de modo que muitos andradenses, ao invés de virem a Belo Horizonte optam por São Paulo.

Conforme conta a história do lugar, foi no final do século XVIII que começou o povoamento de Andradas, a partir da descoberta de ouro. Entretanto, a população cresceu mesmo foi no final do século XIX e início do século XX, com a vinda de imigrantes estrangeiros, atraídos pela cafeicultura.

Os italianos vieram em maior quantidade, mas também espanhóis, gregos, libaneses, alemães, suecos e portugueses. A cidade nasceu como Caracol e passou a ser chamada de Andradas, em homenagem ao ex-governador do Estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, nascido em Barbacena.

Na década de 1950, junto a outras cidades próximas, Andradas intentou se ligar a São Paulo (SP) tão próxima é dos paulistas, dos quais a sua população herdou o sotaque carregado no “R”.

Os andradenses têm o privilégio de viver diante das belezas do maciço da Serra da Mantiqueira, por onde os peregrinos seguem na rota do Caminho da Fé.

Para quem não sabe, há diferença grande entre peregrino e romeiros. Estes caminham dia e noite sem nem quase parar, rumo ao Santuário, enquanto os peregrinos, de mochilas às costas e cajado em punho, andam com tempo para contemplar as belezas do Caminho, de mais de 450 quilômetros.

Uns vão a pé e gastam 15 ou mais dias. Outros preferem ir de bicicleta e acabam encontrando subidas tão elevadas que têm de descer dela porque, haja fôlego!

Imagem da Galeria Andradas é uma bela cidade e tem a gradiosidade da Serra da Mantiqueira como paisagem
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN