Português (Brasil)

Ele é o guardião do relógio da matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Turmalina

Ele é o guardião do relógio da matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Turmalina

O nome dele é Vicente do Gringo, como é popularmente conhecido. A intimidade dele com o relógio da igreja é tamanha, que até mesmo cria peça quando é necessário repor alguma.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

24-01-2023

17h:53

Quem é da cidade de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha (MG) – e mesmo quem não é de lá – conhece um senhor de estatura mediana, magro, nariz adunco, simpático e muito falante chamado popularmente de Vicente do Gringo.

Ele não deixa ninguém perder a hora, porque é o guardião do relógio da matriz de Nossa Senhora da Piedade.

Vicente do Gringo já vai para 80 anos e “carquerada” – ele não gosta de dizer a idade – e continua firme no que considera sua missão, cuidar com esmero do relógio da matriz, o que faz desde 2006.

A sua intimidade com o relógio é tanta, que ele mesmo produz peças quando é necessária a reposição.

Para dizer mais verdade ainda, o Vicente é um camarada inteligente e precisa ser mais valorizado.

Era bom na pelota de futebol, quando cuidava do meio-campo do tive e cobrava bem faltas e escanteios. Mais: animava festa, e certamente ainda anima, bloco de escola de samba; desse jeito! “Êta homem animado, sô!”, é a expressão que dizem dele.

Por esses dias, ele fez uma visita ao amigo Soelson Araújo, natural de Turmalina, onde foi prefeito, e os dois colocaram as conversas em dia.

Na ocasião, Vicente do Gringo pôde falar, com o seu jeito característico, de exímio contador de caso, da sua relação com o relógio da matriz.

E como não é todo dia que a gente depara com um guardião de relógio de igreja, o Diário de Minas faz esta homenagem ao Vicente do Gringo, e provoca outras para ele, na terra dele, depois da publicação deste texto.

Se depender de Vicente, ninguém terá motivo para dizer que o relógio da matriz está parado ou fora da hora, porque mesmo dormindo, cuida dele, faz – como dizem que Floriano Peixoto fazia – dorme com um olho fechado e o outro aberto.

Brincadeira à parte, a intenção é homenagear o Vicente do Gringo por se dedicar a uma tarefa antiga e desempenhá-la com prazer e por isso tem o reconhecimento de toda a população de Turmalina, cidade que, como o próprio nome induz, é uma joia do Vale do Jequitinhonha (MG).

Na prosa dele com Soelson, este terminou por sugerir ao prefeito Zilmar Pinheiro Lopes (PL) melhorar o ganhame de Vicente do Gringo, que, em idade já avançada, precisa subir até o relógio quando é necessário fazer manutenção, o que acontece, como se diz, um dia sim e no outro também.

Imagem da Galeria Vicente do Gringo (E) é um grande prestador de serviços na cidade de Turmalina
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN