Português (Brasil)

Bons ventos sopram para Itinga, na travessia da ponte sobre o poderoso Rio Jequitinhonha

Bons ventos sopram para Itinga, na travessia da ponte sobre o poderoso Rio Jequitinhonha

A cidade é o tipo do lugar ideal para quem quer viver o bucólico e sentir os cheiros das águas do portentoso rio. A chegada da Sigma Lithium vai transformar o município.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

24-01-2023

08h:18

Alberto Sena*

Nunca fui a Itinga, pequena cidade do Vale do Jequitinhonha, com uma população de quase 15 mil pessoas. Sem nunca ter ido ao município, acabei indo lá por meio de um vídeo sobre a cidade e, confesso, me apaixonei.

Itinga ganhou notoriedade, a mesma notoriedade que Araçuaí ganhou, porque possui o mineral lítio que a empresa Sigma Lithium se prepara para começar a explorar.

Evidentemente, Itinga não será a mesma e nem poderia continuar a mesma, a partir da exploração do lítio, que mudará a rotina da cidade, onde o ainda candidato a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva esteve e disse, “se eu chegar à Presidência, vou construir a ponte sobre o Rio Jequitinhonha”.

Ele foi eleito a primeira vez em 2002 e em 2003 construiu a ponte e lá a gratidão por ele ter feito a obra percorre tanto a pé como de carro, de um lado para o outro, lembrando das dificuldades de antes, quando tudo era feito via barco ou de balsa.

Depois de Lula, agora chegou a Sigma, que tem à frente a co-CEO Ana Cabral Gardner, que faz parte das 20 mulheres do grupo criado pela primeira dama Janja, para discutir assuntos vários relacionados com as pautas sociais e ambientais.

A Sigma acaba de anunciar o comissionamento do primeiro módulo da “Grota do Cirilo”, o que é visto com alvissaras porque remete a um novo tempo para Araçuaí e para Itinga, que explora também granito de alta qualidade exportado para alguns países.

No dia a dia, o movimento da cidade de Itinga é pequeno ao ponto de as ruas ficarem vazias de gente, dando a quem não a conhece a impressão de ser feriado ou um domingo à tarde de sol rachando de modo a fazer as pessoas se refugirem em casa.

Mas não é nada disso; o lugar sim, é que é tranquilo, habitado por gente pacata, acostumada com o bucólico ambiente privilegiado pela presença do imponente Rio Jequitinhonha.

A presença da Sigma, é de se esperar, pode transformar para melhor essa cidade, que, como a região também, não mereceu as atenções das autoridades do governo estadual, e agora terá a oportunidade de redimir sua gente por meio dos “royalties” a serem pagos pela empresa, e, mais ainda, receberá os serviços sociais para o bem-estar da comunidade.

*Editor Geral.

Imagem da Galeria Itinga parece ser um lugar abençoado, onde as pessoas devem viver felizes na paz
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN