Português (Brasil)

Mostra de cinema de Tiradentes proporciona mergulho de cabeça na sétima arte

Mostra de cinema de Tiradentes proporciona mergulho de cabeça na sétima arte

Serão nove dias de festival, com detalhe importante, a programação é gratuita e três espaços da cidade histórica se transformarão em lugares de diálogo, fruição e entendimento.

Compartilhe este conteúdo:

23-01-2023

09h:16

Sérgio Moreira*

De 20 a 28 de janeiro, a cidade de Tiradentes, a 200 Km de Belo Horizonte, apresenta a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento reúne, anualmente, centenas de profissionais do cinema e apresenta, de maneira plural e diversa, a produção audiovisual contemporânea brasileira.

Em nove dias de festival, com programação gratuita, três espaços da cidade histórica se transformarão em lugares de diálogo, fruição e entendimento, sendo palco de pré-estreias nacionais e internacionais, bem como apresentando os filmes de 19 estados, além de promover bate papos, oficinas, sessões comentadas, lançamento de livros e apresentações artísticas.

As atividades serão distribuídas pelo Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro. Alguns filmes ainda estarão disponíveis para serem assistidos pelo site oficial https://mostratiradentes.com.br/ 

Serão exibidos 134 filmes, sendo 38 longas-metragens, três médias e 93 curtas. Os filmes foram distribuídos em mostras temáticas: Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Formação, Debate, Jovem, Região e Mostrinha.

Pelo segundo ano consecutivo, a mostra realiza a Conexão Brasil CineMundi, que apresenta filmes brasileiros na fase de Work in Progress – Corte Final. Serão apresentados sete filmes em sessões fechadas a uma plateia formada por profissionais da indústria cinematográfica nacional e internacional.

Já as outras sessões são voltadas aos curtas. Eles foram divididos em questões temáticas, de espaço e maneiras de pensar. São, ao todo, 93 curtas, tanto de nomes já consagrados quanto de estreantes na carreira.

Para além dos filmes, a mostra também programou outras atividades como debates e rodas de conversa, além das oficinas que já estão com inscrições encerradas. Esses encontros serão distribuídos entre os oito dias e têm como foco, principalmente, os filmes exibidos. A grande novidade desta edição é o Fórum de Tiradentes, que vai reunir a cadeia produtiva do audiovisual para pensar em diretrizes que serão encaminhadas ao Ministério da Cultura.

Durante a programação, outros tipos de arte também ganham destaque. Ao final de todos os dias, vários shows serão apresentados, entre eles: Maurício Tizumba, Sérgio Pererê e Felipe Cordeiro. Além disso, acontecerão performances audiovisuais e musicais, peças de teatro nas ruas e exposições temáticas.

Sem falar, claro, ter a chance de fazer uma viagem de trem, uai!

* Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br

Imagem da Galeria Em Tiradentes a mostra do festival de cinema vai surpreender como numa viagem de trem
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN