Português (Brasil)

Belo Horizonte tem carnaval de rua? Tem, sim senhor! E o melhor de Minas Gerais

Belo Horizonte tem carnaval de rua? Tem, sim senhor! E o melhor de Minas Gerais

Mas em Dionísio e São Domingos do Prata, no interior mineiro, a situação é diametralmente oposta a da capital. O carnaval foi cancelado devido aos estragos das chuvas.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

22-01-2023

09h:22

Antes de finalmente aderir à folia, Belo Horizonte já foi famosa por ser o melhor lugar para, como se dizia, “passar os dias de carnaval”. A cidade ficava vazia e o trânsito de veículos era o mínimo, porque as pessoas aproveitavam para viajar e se agitarem lá fora.

De uns anos para cá, tudo mudou e a Prefeitura da capital percebeu a importância de investir no carnaval porque afinal, é como se tudo estivesse sobre uma teia e ao estimular os festejos de Momo, aciona segmentos vários da economia da cidade.

Mas não é só a economia que é movimentada, mas, principalmente, a alegria, que tanto é individual como coletiva, e os ritmos carnavalescos mexem com qualquer pessoa.

Quando fevereiro chegar, farta apresentação de mais de 100 blocos de rua, a partir do dia 4 até 17, no pré-carnaval. Com a maior tranquilidade proporcionada em termos de segurança pública, limpeza e banheiros químicos. É o que assegura a Belotur.

O presidente da Empresa Municipal de Turismo (Belotur), Gilberto Castro, se dizia feliz por poder anunciar que BH vai ter carnaval, e desta vez mais descentralizado ainda, em todas as regionais da capital. Segundo ele, o carnaval da cidade “é hoje o maior evento de rua de Minas Gerais”.

Ele falou do esforço da Belotur para incluir mais grupos e investindo mais em blocos, que, em verdade, são os atores principais dessa tomada de expressão do carnaval de Belo Horizonte. O que facilitou isso, segundo disse, foi ter planejado e a programação do pré-carnaval integrada.

Se em 2020 a cidade teve 4,45 milhões de foliões, para este ano a intenção é arredondar o número para 5 milhões.

EM DIONÍSIO

Ao contrário do que acontece em Belo Horizonte, o carnaval da cidade de Dionísio, no Vale do Rio Doce, pela terceira vez consecutiva, sendo que desta o cancelamento foi devido aos estragos das chuvas. A Defesa Civil informa que 21 pessoas estão desabrigadas e outras sete desalojadas.

Nos últimos dois anos, o carnaval não aconteceu por causa da pandemia de covid-19, por medidas sanitárias.

Os servidores da Prefeitura Municipal estão empenhados no trabalho de reparar os danos e dar apoio às vítimas.

SÃO DOMINGOS

Outro cancelamento de carnaval aconteceu na região Centro-Oeste de Minas, na cidade de São Domingos do Prata, pelo mesmo motivo, estragos das chuvas, segundo o prefeito Fernando Rolla (Avante).

Imagem da Galeria A cada ano o carnaval de Belo Horizonte melhora mais e ganha fama com os seus blocos
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN