Português (Brasil)

Ministro das Minas e Energia quer refinarias para produzir aqui mesmo os combustíveis

Ministro das Minas e Energia quer refinarias para produzir aqui mesmo os combustíveis

Pelo que disse o mineiro ministro do presidente Lula, o entrosamento com a Petrobras é efetivo e prega política de preços que favoreça a empresa e os consumidores.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

03-01-2023

18h:24

Diante de uma plateia em que o novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates se encontrava, o mineiro ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira prometeu, no discurso de posse, o apoio da empresa para ampliar o número de refinarias e modernização do parque atual.

Ele pediu isso simplesmente porque, embora o País tenha a suficiência do petróleo do pré-sal, ainda exporta petróleo que, depois de refinado lá fora, volta sob importação como combustível porque o Brasil carece de refinarias.

Na ocasião, Alexandre Silveira disse ser necessário fazer um desenho novo em relação à política de preços, de modo a preservar a competitividade das empresas. Todavia, essa mesma política deve incluir o consumidor evitando as oscilações bruscas de preços internacionais.

Segundo o ministro mineiro, é possível ao governo federal interferir na política de preços dos combustíveis de duas maneiras, sendo a primeira delas interferindo diretamente nos preços da Petrobras, mas para isso teria de mudar a Lei das Estatais.

A outra maneira é por meio de um fundo para estabilizar os preços aos consumidores e assim os preços para a Petrobras teriam liberdade para flutuarem, segundo teorizou.

Imagem da Galeria O pré-sal nos dá o petróleo que acaba sendo exportado para voltar como combustíveis
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN