Português (Brasil)

Moradores querem a revisão do acordo relacionado à “Mata do Jardim América”

Moradores querem a revisão do acordo relacionado à “Mata do Jardim América”

Alegam eles que o acordo já está defasado e querem se sentar à mesa com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a fim de encontrar uma solução definitiva.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

1°- 01- 2023

10h:00

“Mata do Jardim América”, Região Oeste de Belo Horizonte, como é chamada, volta à baila depois de vencer o que se pode chamar de primeiro round contra um projeto que, para se instalar no local tem de suprimir 400 árvores. Em outras palavras, desmatar quase tudo.

Numa tentativa de barrar nova investida da construtora Masb moradores estão com um abaixo-assinado e querem reunir 7,5 mil assinaturas para usarem o documento como instrumento de pressão social, como disse o ambientalista Felipe Gomes, engenheiro ambiental.

A intenção dos moradores da área é sentar-se à mesa com algum representante da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para que o acordo assinado anteriormente seja revisto porque se acha defasado e certos pontos, como alegam, “não vêm sendo cumpridos”

Para rememorar o caso, a construtora Masb obteve, em 2014, licença para empreender no local, entretanto, houve protesto dos moradores. O que redundou, em 2019, num acordo entre a construtora, a PBH, os moradores, os donos do terreno e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O acordo estabelece que seja construído só em uma parte da área verde. Mas os moradores perceberam, o projeto mostra que a construção invadiria locais não previstos no acordo e querem a revisão dele.

E como afirma Felipe Gomes, o acordo foi assinado anterior a aprovação do Plano Diretor e hoje a área é considerada Área de Preservação Ambiental (PA 1), e de grau máximo de proteção.

Imagem da Galeria A Mata do Jardim Akérica, como é conhecida, se parece com um oásis no deserto
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN