Português (Brasil)

Superávit primário pode passar de R$50 bi no final deste exercício de 2022. Disse secretário do tesouro.

Superávit primário pode passar de R$50 bi no final deste exercício de 2022. Disse secretário do tesouro.

Em entrevista a agência Reuters, sucursal de Brasília, o secretário do tesouro, Paulo Fontoura Valle afirmou para o repórter, Bernardo Cara, que o Brasil deverá finalizar o exercício de 2022 com superávit de mais de 50 Bi.

Compartilhe este conteúdo:

 

Colunista

Antônio Justo

30-12-2022, 15:20h

A agência de notícias Reuters, publicou ontem 28-12, sucursal de Brasília, através de seu correspondente, Bernardo Cara, que o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, teria informado que: “o governo central deverá encerrar 2022 com um superávit primário superior a 50 bilhões de reais”, que isso se deve às receitas adicionais e uma limitação em gastos de ministérios.

O secretário, Paulo Fontoura Valle teria afirmado que “a projeção oficial da pasta ainda é de saldo positivo de 34 bilhões de reais neste ano, ponderando que não ficará surpreso se o valor ultrapassar 50 bilhões de reais, considerando novos fatores que estão no radar do órgão”.

Valle não deu mais detalhes sobre o lado da arrecadação, mas disse que “ainda devemos ter receita adicional em dezembro superior ao previsto”. Com as despesas, ele afirmou que, “é esperado um empoçamento de verbas em ministérios, quando as pastas têm recursos disponíveis, mas não conseguem gastar a tempo do fim do ano”.

Nesta quinta-feira, o Tesouro informou que as contas federais ficarão superavitárias em 49,3 bilhões de reais no acumulado dos 11 primeiros meses deste ano.

A pretexto de querer justificar suas intenções, alegando que o atual governo deixará o país em uma situação difícil, e que terão que trabalhar muito para controlar suas finanças, Lula não fala a verdade e o mercado internacional vê com muita preocupação esta situação, assim como a aprovação da PEC “fura teto” aprovada recentemente pelo congresso; motivo que tem deixado os investidores interno e externos com o pé no freio.

 

Imagem da Galeria Sede do Tesouro Nacional - Ministério da Economia
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN