Português (Brasil)

BH Airport adere ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas e voa alto

BH Airport adere ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas e voa alto

O terminal conquistou a renovação da acreditação de redução das emissões de carbono, no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI).

Compartilhe este conteúdo:

28-12-2022

11h:55

Sérgio Moreira*

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, administrado pelo BH Airport acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nessa agenda. No aeroporto, o fortalecimento da trajetória ESG é uma realidade e a adesão ao pacto vai ao encontro aos projetos colocados em prática ao longo do ano. Para completar, o BH Airport é o primeiro aeroporto do País a receber a certificação BV ESG 360 do Bureau Veritas.

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

O único aeroporto internacional de Minas Gerais também acaba de receber a certificação BV ESG 360. Essa nova solução foi desenvolvida em 2021 pelo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), com base nas principais normativas e frameworks nacionais e internacionais em Sustentabilidade.

Para obter a certificação, o BH Airport precisou passar pelo ciclo completo das etapas do programa durante este ano. Foi verificado seu nível de maturidade em relação às práticas ESG, que visam mitigar as externalidades ambientais e promover um impacto social positivo, além de aumentar a sua transparência no mercado.

Durante a auditoria, o Bureau Veritas avaliou diretrizes, políticas e métricas de referências no tema. Com uma visão “360”, consultou os stakeholders prioritários do negócio, responsáveis por atestar a legitimidade das ações realizadas e planejadas pelo aeroporto nos pilares de direitos humanos, diversidade e inclusão, mudanças climáticas, relações de trabalho, cadeia de suprimentos, visão estratégica, governança corporativa e compromissos assumidos.

O BH Airport foi reconhecido com o nível 4 de maturidade da certificação BV ESG 360, o que significa que está avançando na promoção do envolvimento e engajamento dos stakeholders da cadeia de valor e possui gestão e práticas participativas ESG.

“Receber a certificação BV ESG 360 é um resultado relevante, que valoriza o trabalho de todas as áreas do BH Airport e da comunidade aeroportuária. A certificação vem para tangibilizar o que já é uma realidade no aeroporto e assegurar que o nosso trabalho tem sido feito e continuará voltado para a sustentabilidade ambiental, social e de governança. Seguimos dedicados em fortalecer o nosso terminal como o melhor aeroporto do País, assim como o mais inovador e sustentável”, assinala Kleber Meira.

“Utilizamos toda a nossa expertise para direcionar e auxiliar as empresas de diferentes setores que estão cada vez mais preocupadas com a promoção do verdadeiro desenvolvimento sustentável. Com a conquista da certificação BV ESG 360, o BH Airport reforça seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente, garantindo maior transparência sobre suas práticas sustentáveis e fortalecendo sua magem/reputação/credibilidade junto aos seus clientes, colaboradores e investidores.

Temos muito orgulho em fazer parte dessa jornada”, diz Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas. Recentemente, o BH Airport recebeu a certificação de Aeroporto Verde, durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires (Argentina). Além disso, o terminal conquistou a renovação da acreditação de redução das emissões de carbono, no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI). Essa é a terceira vez que o terminal recebe a certificação por atender a todos os requisitos necessários de redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa que saíram de 2.480 toneladas no primeiro ano de participação no programa, em 2017, para 584,6 toneladas em 2021.

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira@sergiomoreira63 informações para a colunasergio51moreira@bol.com.br

Imagem da Galeria O único aeroporto internacional de Minas Gerais também acaba de receber a certificação BV ESG 360
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN