Português (Brasil)

Matriz barroca de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, pede socorro para não ruir

Matriz barroca de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, pede socorro para não ruir

Desde meados deste ano, vem sendo pedida a restauração do monumento. Os moradores fizeram, inclusive, uma manifestação em frente a matriz, pedindo sua restauração.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

26-12-2022

08h:30

Interditada há quase quatro anos, a matriz do distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), leva os moradores a reclamarem urgentes iniciativas para recuperar o imóvel que, afinal, é do seu padroeiro, e eles veem passar mais um ano sem a necessária restauração.

O presidente da Adecosb – Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Bartolomeu – chama atenção mais uma vez para o estado em que a matriz se encontra, com o teto despencando e as paredes na iminência de ruírem.

Todas as imagens sacras da matriz foram retiradas do local e o interior dela está coberta por lona, enquanto espera uma restauração que não chega. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1960 e se encontra interditado desde 2019, coberto por lona à espera de uma providência. A Prefeitura de Ouro Preto já tem, inclusive, as planilhas de custo de restauração prontas, à espera de uma atitude do Iphan.

Os moradores já fizeram até uma manifestação em frente a matriz barroa cobrando urgência na restauração, mas não surtiu o efeito necessário. Conforme a planilha de custo, a restauração da igreja foi estimada em R$ 6,5 milhões.

No entanto, o escritório técnico do Iphan em Ouro Preto afirma estar acompanhando a evolução do caso e já incluiu a restauração no Programa de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro e está prevista a restauração integral da matriz.

Desde meados deste ano que termina, o professor Carlos Magno de Souza Paiva, do Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural da Ufop vem pleiteando a restauração da matriz, sem sucesso.

Ele é também presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultura e Natural de Ouro Preto, e tenta inserir a restauração da matriz como obra emergencial no Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Plataforma Semente.

Imagem da Galeria A matriz de São Bartolomeu, antes de ser fechada devido aos problemas de conservação
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN