Português (Brasil)

Parque das Mangabeiras é uma boa opção de lazer para passar o dia inteiro numa ótima!

Parque das Mangabeiras é uma boa opção de lazer para passar o dia inteiro numa ótima!

Quem não sabe se surpreende com a informação de que a área foi no passado toda minerada e se recompôs ao ponto de se tornar um parque, e dos mais importantes da capital mineira.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

05-12-2022

11h:43

Quem pensa ser Belo Horizonte, a capital mineira que vai celebrar 125 anos, dia 12 próximo, seja uma cidade com poucas opções de lazer, está pensando certo e ao mesmo tempo errado, porque depende das expectativas de cada um.

O Parque das Mangabeiras, dentro do perímetro urbano, é uma excelente opção de lazer, porque completa, possui restaurante e espaço para levar a família e lá mesmo cuidar de fazer, por exemplo, um churrasco. Dá para passar o dia, como se diz, numa boa.

Mas nem toda gente que vai ao parque sabe, a área dele foi minerada pela empresa Ferrobel – Ferro Belo Horizonte S/A – na década de 1960, até 1979. O admirável é que a área se recompôs, e em 13 de maio de 1982, era inaugurado o parque.

A área possui 21 nascentes e biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Patrimônio Cultural do município, foi Roberto Burle Marx, paisagista, quem projetou o parque, a 1.300 metros de altitude, logo abaixo da Serra do Curral.

Em sua área podem ser encontradas 28 espécies de mamíferos, como tatus, quatis, gambás, ouriços, esquilos, mico-estrela (Foto) e tamanduá-mirim. São 160 espécies de aves, como mutum, águia-chilena, rara; pica-pau, bem-te-vi, sanhaço dentre outros. Répteis são 20 espécies e anfíbios, 19.

Toda essa beleza preservada, antes mesmo de ser minerada, foi a primeira estação de tratamento de água de Belo Horizonte, com a finalidade de abastecer o Bairro Serra.

O parque conta com boa infraestrutura para receber os visitantes:

lanchonete, área administrativa, quiosques, área para exposições temporárias, banheiros, serviço de segurança e informações. Mais ainda: o teatro de arena, 1.200 pessoas.

A área total do parque é de 2,8 milhões de metros quadrados. Não é qualquer pessoa que se dispõe a conhecer toda essa imensidão, a pé. Mas para quem gosta de caminhar, o lugar é perfeito. Ar puro, a oportunidade de mexer o esqueleto, ver pássaros e animais. Os quatis, então, viciados pelos visitantes que os alimentam, estão por quase todos os cantos. Mutuns também.

Pedestres entram de graça. Carro de passeio para entrar e estacionar, o dono pagar R$ 2,10. Vans e ônibus, R$ 6,00. Motocicletas nada pagam.

 

Imagem da Galeria O Parque das Mangabeiras é uma das melhores opções de lazer na capital mineira
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN