Português (Brasil)

Em 1906, o poeta Olavo Bilac ficou encantado com o nascer de BH, que vai fazer 125 anos

Em 1906, o poeta Olavo Bilac ficou encantado com o nascer de BH, que vai fazer 125 anos

Esta é uma oportunidade para lembrar o artigo dele sobre a Belo Horizonte com apenas nove anos. Ele veio, aqui, fazer uma cobertura jornalística e ficou apaixonado.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

05-12-2022

06h:22

Tavares Rodrigues*

No próximo dia 12, dentro de uma semana, portanto, Belo Horizonte completará 125 anos. A proximidade do aniversário da cidade me remeteu a um relato contido no livro “Uma tristeza mineira numa capa de garoa”, no qual os autores narram sobre Belo Horizonte, nos anos 1900, quando o poeta Olavo Bilac, na condição de jornalista, veio cobrir um congresso na novíssima capital.

Encantado ele ficou com Belo Horizonte, e escreveu um artigo intitulado “A coragem de Minas”. Artigo este que transcrevo, para os belo-horizontinos saberem como era a nossa cidade, inda mais através do olhar de um grande poeta.

“A coragem de Minas”

“E nesses nove anos, criou-se, como por milagre, no meio de um rude sertão. Uma bela cidade moderna com avenidas imensas, com palácios formosos, com admiráveis parques! Pelas ruas largas e arborizadas, rolam bondes elétricos; lâmpadas elétricas fulguram entre os prédios elegantes e higiênicos; motores elétricos põem em ação, nas fábricas, as grandes máquinas cujo rom-rom contínuo entoa os hinos do trabalho e da paz. Onde se operou esse milagre? Onde de fez esse assombro? Onde se criou essa maravilha? Foi na América do Norte, onde as cidades brotam do solo, por encanto – como do fundo de um chapéu saem, ao toque da varinha do prestidigitador, bandeiras, fitas, flores e aves? Foi na Austrália ou na África do Sul, onde o gênio inglês se expande vitorioso, construindo estradas de ferro em dias e povoando léguas e léguas de terras em semanas? Não! Esse assombro, essa maravilha, esse milagre foram feitos no Brasil – na pacata e conservadora Minas...”

Pois bem, de lá para cá, evidentemente, muita coisa mudou nesses 116 anos depois da visita de Olavo Bilac à capital dos mineiros. No estado em que se encontra, está feia, clamando uma requalificação do Centro da cidade, o que já está previsto pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), mas em fase final de discussão. Há quem sugira seja antes discutido com a sociedade porque prevê supressão de calçada, derrubada de árvores e outras modificações.

O aniversário de Belo Horizonte é dia 12, mas os festejos começaram neste domingo, 4, com uma versão especial do “Belo Horizonte + Feliz”, que juntou música, teatro, artesanato e gastronomia, com atividades que se iniciaram às 10h e só terminaram às 22h.

*Jornalista e historiador.

Imagem da Galeria O poeta Olavo Bilac veio fazer uma cobertura jornalistica e ficou encantado com a capital
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN