Português (Brasil)

Academias Mineira e Montes-clarense de Letras homenageiam Darcy e Maurício

Academias Mineira e Montes-clarense de Letras homenageiam Darcy e Maurício

O centenário dos dois foi celebrado em sessão inédita das duas academias, enriquecida pelo lançamento do livro de um e o relançamento do livro do outro

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

04-12-2022]

06h:42

Na sessão solene do encerramento do “Seminário Nacional de Pesquisa em Literatura e Criação Literária: Viva, Darcy é uma Festa!”, aconteceu sexta-feira, 2, em Montes Claros, algo inédito, uma sessão solene conjunta da Academia Mineira de Letras e Academia Montes-clarense de Letras, para celebrar o centenário de dois ilustres filhos da cidade, o professor Darcy Ribeiro e o médico João Valle Maurício.

Na mesma ocasião foi lançado o livro “Darcy Ribeiro centenário”, organizado pela Academia Montes-clarense de Letras, na pessoa de Ivana Rebello, com a participação de acadêmicos; e o relançamento do livro “O Homem que poderia chamar Montes Claros”, sobre o médico João Valle Maurício, de autoria de Maria Vitória C. Maurício Coelho, Liliane Coutinho Maurício e Júnia Velloso Rebello.

A presidente da Academia Montes-clarense de Letras, Ivana Rebello recebeu o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Tavares. Deu um rápido mergulho nas histórias de Montes Claros, lembrando a figura ilustre de Darcy Ribeiro, e depois o presidente da Academia Mineira de Letras também falou sobre a sua primeira ida a Montes Claros, quando tinha oito anos e também sobre os personagens dos dois livros mencionados.

O evento se deu no Centro Cultural Hermes de Paula, com a participação de personagens da cultura local, entre eles os acadêmicos Itamaury Teles, Walderlino Arruda, Maria Aparecida Almeida, dentre outros.

Em seguida, o grupo de Serestas João Chaves fez uma apresentação sob a batuta de Lola Chaves que é também integrante da academia montes-clarense.

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias também prestigiou o evento, tendo feito um rápido discurso. Em seguida foi a vez da acadêmica, poetisa Dóris Araújo declamar um poema levando a plateia a rever os momentos infantis “na fonte do Tororó”.

O também acadêmico Téo Azevedo, repentista, autor de livros do folclore mineiro, de Alto Belo, fez uma apresentação para homenagear o centenário de Darcy Ribeiro e João Valle Maurício.

Imagem da Galeria Foi uma sessão digna dos dois homenageados, no Centro Cultural de Montes Claros
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN