Português (Brasil)

Hoje é o Dia da Proclamação da República, vamos cuidar de ter comportamento republicano?

Hoje é o Dia da Proclamação da República, vamos cuidar de ter comportamento republicano?

Muita gente nem sabe o porquê de ser feriado nesta terça-feira. Sabe que vale um fim de semana emendado. Não sabe que este dia ficou marcado pela passagem de Império para República

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

15-11-2022

09h:17

Mas vamos dar uma mergulhada rápida no Brasil sob o regime monárquico quando, em 1889, ocasião do marcante evento da Proclamação da República.

O Exército e republicamos civis encabeçados por Floriano Peixoto, incomodados com a situação política do país, colonizado por portugueses, explorado e roubado, porque eles levavam tudo que podiam daqui, principalmente o ouro, optaram por buscar perspectivas novas, que já circulavam pelo território brasileiro, a República.

É importante desmistificar certas coisas, então necessário se faz informar que o Brasil não foi descoberto, mas invadido, porque ninguém ignora que já era ocupado pelos índios.

Mas, naquele ano de 1889, depois da invasão 389 anos, um clima semelhante ao atual, vivido pela maioria dos brasileiros, de mudança, permeava os ambientes, daí o êxito das ações tanto naquela longínqua época, como agora, quando o Brasil clama por socorro e todos os seus segmentos.  

A mesma lisura que levou o movimento republicano a obter êxito até aos dias de hoje, de modo a se tornar até uma expressão para significar o perfil de quem trabalha de modo escorreito. A República sobrevivente, como todos nós somos testemunhas, e é irmã siamês da democracia sua aliada.

Não há lugar nem ambiente para ações antidemocráticas como estamos vendo em plena comemoração do Dia da Proclamação da República.

Imagem da Galeria Teodoro da Fonseca foi quem liderou o movimento republicano que acabou com o Império
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN