Português (Brasil)

Capitólio está entre os principais destinos procurados para o turismo no Estado

Capitólio está entre os principais destinos procurados para o turismo no Estado

Numa pesquisa do IBGE, Capitólio figura em segundo lugar entre os lugares mais procurados pelos turistas. E com toda razão, porque lá a Mãe Natureza demorou um pouco mais para criar.

Compartilhe este conteúdo:

10-11-2022

10h05

Sérgio Moreira*

Conhecida por abrigar o famoso Mar de Minas, que é a represa de Furnas, Capitólio está localizada a quase 400 km da capital Belo Horizonte, entre o Parque Nacional da Serra da Canastra e a hidrelétrica de Furnas.

Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, está entre os principais destinos procurados para o turismo no Estado, como apontou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo, que colocou o Estado mineiro em segundo lugar dos destinos mais procurados no Brasil.

A região ficou conhecida pelos passeios de barco nas águas da cor azul-turquesa e pelas cascatas. As belezas naturais e a gastronomia mineira, especialmente o queijo canastra, o café, o peixe e a cachaça, trazem aos visitantes a experiência de mineiridade e a hospitalidade típica de uma cidade do interior de Minas Gerais.

Nesse contexto estão os diversos complexos turísticos de cachoeiras, incluindo a Capivara, que faz

parte da lista internacional das 100 melhores histórias de destinos

responsáveis pelo mundo. A competição realizada anualmente, é da instituição Green Destinations Top 100.

O secretário de Turismo de Capitólio, Lucas Arantes, ressaltou o orgulho em ter o município entre os principais destinos para turismo em Minas. “Nós temos, aqui, além dos passeios náuticos, no Mar de Minas, diversas cachoeiras que englobam a região da Serra da Canastra; temos uma gastronomia muito bem estruturada, vários restaurantes com uma diversidade enorme de comida mineira, pratos especiais com muitos peixes. Temos o café, cachaça e o famoso e premiado queijo da Canastra. Então, o turista que vem a Capitólio, tem a experiência de viver o turismo de natureza e viver um pouco da cultura mineira em contato com a natureza. A gente fica muito feliz de saber que estamos entre os destinos mais procurados e trabalhamos para que cada vez mais o turista brasileiro venha nos prestigiar e viver essa experiência que é experimentar Capitólio em todas as suas versões”, completou Lucas.

Ainda segundo a pesquisa, os resultados do Módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) – apontam que, em 2021, as viagens realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% das viagens nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%).

Minas Gerais mantém a posição e participação na distribuição desde 2020, quando ocupou também o segundo lugar. De acordo com o IBGE, além de alcançar a segunda colocação, Minas obteve o maior crescimento no volume das atividades

turísticas com aumento de 38,7% no comparativo com julho de 2021, se consolidando como o Estado que mais cresce no turismo brasileiro.

“Turismo e cultura são fundamentais para a diversificação econômica. Temos desenhado políticas públicas e ações, buscando descentralizar as experiências turísticas pelo território, sobretudo por meio dos circuitos turísticos. São trabalhados os segmentos prioritários como cozinha mineira, turismo cultural, rural, de aventura, de natureza e de experiências, com foco na geração de emprego e renda”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

*Jornalista.

sergio51moreira@bol.com.br

Imagem da Galeria Capitolio é um dos lugares que dão a impressão de estar no paraíso terrestre
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN