Português (Brasil)

Minas está no topo nacional em matéria de energia solar e ainda vai subir mais para chegar a ser polo mundial

Minas está no topo nacional em matéria de energia solar e ainda vai subir mais para chegar a ser polo mundial

As oportunidades têm sido criadas pelo governo Zema para atrair investimento de portes diversos no setor para afinal consolidar a cadeia em torno da energia limpa, com o intuito de gerar renda e desenvolvimento com sustentabilidade.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

22-10-2022

7h:35

Daqui para frente, no tocante à energia solar, tudo vai passar por Minas Gerais, que assumiu a liderança nacional de produção, a partir de setembro. É a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que atesta isso. E mais: o Estado é líder na produção de energia fotovoltaica na modalidade geração centralizada, dos grandes complexos geradores solares.

O ainda mais estimulante nessa história é que essa liderança mineira deverá ser ampliada porque grandes projetos continuam sendo anunciados todo mês e isso põe Minas Gerais no rumo de se tornar um dos polos de produção de energia limpa de âmbito mundial.

O potencial de Minas na geração centralizada é de cerca de 28 GW, o que significa deter 40% do potencial do País, maior do que Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará somados.

O governo Zema tem criado oportunidades para atrair investimento de todos os portes no setor para afinal consolidar a cadeia em torno da energia limpa, com o intuito de gerar renda e desenvolvimento com sustentabilidade para Minas Gerais, foi o que disse João Paulo Braga, presidente da Invest Minas.

Com o auxílio do governo mineiro a “multi” Shell Energy assinou no mês de maio protocolo de intenções para investimento de R$ 7 bilhões na construção de usinas solares nas cidades de Corinto, região Central; Arinos e Brasilândia de Minas, no Noroeste; e Janaúba e Várzea da Palma, no Norte do Estado

Somados os complexos terão a capacidade de gerar 2,4 GW, suficiente para dobrar a capacidade atual do Estado, adicionadas as gerações centralizada e distribuída.

Imagem da Galeria Minas Gerais está dando um show em matéria de energia solar, vai virar polo mundial
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN