Português (Brasil)

Inscrições ao “Programa Novos Caminhos”, da Unimontes terminam hoje; são 94 vagas em dez cidades

Inscrições ao “Programa Novos Caminhos”, da Unimontes terminam hoje; são 94 vagas em dez cidades

Os professores selecionados vão trabalhar em cidades do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, com atuação nas 13 áreas. As escolas podem redimir as cidades

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

13-10-2022

9h:19

Terminam hoje, 14, as inscrições para o “Programa Novos Caminhos”, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que seleciona professores para os seus, cursos técnicos. Oferece 94 vagas em dez cidades do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Trata-se de um processo seletivo para profissionais atuarem nas cidades de Almenara, Bocaiúva, Capelinha, Grão Mogol, Guaraciama, Joaíma, Manga, Montes Claros, Salinas e São Francisco.

Os professores selecionados atuarão nas áreas de Administração, Biologia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Direito, Economia, Engenharias, Odontologia, Psicologia, Química, Segurança do Trabalho, Sistemas de Informação, Zootecnia e afins.

Gratuitas, as inscrições podem ser feitas pela internet e o prazo termina amanhã. Segundo a Unimontes, os aprovados irão trabalhar com base no valor da hora aula de R$ 50.

As escolas técnicas podem vir a ser a redenção de muitas das cidades onde foram instaladas unidades. Além de oferecer oportunidades locais, muitos dos estudantes que sairiam de suas comunidades podem ficar a fim de estudar nas escolas técnicas.

É o caso dos jovens grão-mogolenses, que tradicionalmente deixam a cidade para estudar em Montes Claros, gerando uma série de dificuldades, a partir do trânsito intenso e perigoso da BR-251. São 153 quilômetros de viagem e muitos desses jovens viajam de manhã e retornam à noite.

Experiência

Em Grão Mogol vivi por quase quatro anos, pude observar bem isso. A cidade sofria e ainda sobre essa sangria de jovens que ficam nesse vaivém diário. Eles até contam com ônibus que fazem o trajeto ou vão de táxi lotação e voltam quase à meia-noite.

A escola técnica de Grão Mogol fica logo na entrada da cidade, de quem vem de Montes Claros. Começou a ser instalada ainda na administração do prefeito Jefferson Figueiredo, mas foi interrompida pela Unimontes. Passou uma temporada só o esqueleto em processo de deterioração, mas pôde ser aproveitado, enfim.

É de se esperar que a escola técnica fixe muita gente em suas regiões. E no caso particular de Grão Mogol, a cidade não oferece opção de emprego para a juventude. Mas a partir da formação de seus técnicos, a expectativa é a de que o município venha a resgatar parte da primazia que detinha, quando o garimpo de diamantes era o seu forte.

Com a mineradora Sul-Americana de Metais (SAM), de origem chinesa, entrando em operação, no distrito de Vale das Cancelas, juntando isso à escola técnica matriculando a sua primeira turma, logo Grão Mogol irá perder a tranquilidade.

Com investimento de cerca de 2,1 bilhões de dólares até 2025 e geração de mais de 6 mil empregos a SAM certamente irá provocar uma transformação no município talvez maior do que a gerada pelo garimpo de diamantes.

Entretanto, jamais poderia me referir a Grão Mogol sem destacar como a maior atração os seus arredores, na sua formação geológica, nas cavernas, nas grutas e nas grotas, nas belezas cênicas e na rica história, ainda com marcas como a do Curral de Pedras.

Imagem da Galeria Esta é a Rua Direita histórica de Grão Mogol porque fica à direita da Igreja de Santo Antônio
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN