Português (Brasil)

Fábrica de beneficiamento do mineral lítio no Vale do Jequitinhonha vai de vento em popa

Fábrica de beneficiamento do mineral lítio no Vale do Jequitinhonha vai de vento em popa

Com “royalties” e a possibilidade de ficar com 60% do valor do que for extraído e beneficiado, os municípios de Itinga e Araçuaí, onde o minério é natural, podem experimentar um “boom” de desenvolvimento

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

02-10=2022

10h:08

O Diário de Minas volta a enfocar a fábrica de beneficiamento de lítio que a Sigma Lithium constrói no Vale do Jequitinhonha.

As notícias dão conta de que a empresa pretende operar nos municípios de Itinga e Araçuaí, municípios onde o lítio bruto é extraído.

Quem está atento há de perguntar por que não é uma empresa estatal mineira que está a explorar essa riqueza que ganhou interesse repentino, devido ser matéria prima para as baterias dos veículos produzidos pelo homem mais rico do mundo, Elon Musk.

A empresa é um dos principais ativos do fundo de “private equity A10 Investimentos”, co-fundado pela “co-CEO da Sigma, Ana Cabral-Gardner”. Trata-se de uma empresa listada na Bolsa de Toronto, no Canadá, tendo feito um IPO na Nasdaq, onde as suas ações são negociadas, ano passado.

A fábrica é para tornar

O mineral pré-químico possui alto teor de pureza, o que eleva o preço da tonelada às alturas, de cerca de US$ 60 a tonelada, para algo em torno de US$ 6.000.

Sigma pagará “royalties” sob seu faturamento e 60% do valor arrecadado fica com os municípios envolvidos. Isso poderá significar a redenção dos dois municípios e o Vale do Jequitinhonha por tabela.

A empresa é movida por energia hidrelétrica e teoricamente, o beneficiamento do lítio é feito com baixas emissões de carbono.

Do já explorado Rio Jequitinhonha sai a água usada no processo, tratada numa estação interna de esgoto, 100% reciclada.

Porque ficam empilhados a seco, os rejeitos de lítio prescindem de construção de barragens.

Imagem da Galeria O mineral lítio pode fazer a diferença no Vale do Jequitinhonha
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN