Português (Brasil)

Município de Betim e imediações parecem vorazes canteiros de obras em ritmo acelerado

Município de Betim e imediações parecem vorazes canteiros de obras em ritmo acelerado

De um lado e outro da Avenida Amazonas e BR-381, a meio caminho, se podia perceber a velocidade como as coisas acontecem nas proximidades e no centro da cidade

Compartilhe este conteúdo:

De Betim

20-09-2022

8h:20

Alberto Sena

Betim é uma cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte e fica a 31quilômetros da capital, indo pela Avenida Amazonas e BR-381.

Presumo, os seus 450.024 habitantes não precisam vir a BH, a não ser de vez em quando, para nada porque hoje em dia, Betim, através dos vidros do ônibus, condução tomada para não dirigir até lá, me pareceu um canteiro de obras excessivo e de intenso trânsito pesado; parece ter de quase tudo que a sua população precisa.

De um lado e outro da Avenida Amazonas, a meio caminho de Betim, se podia ver a voracidade e a velocidade como as coisas acontecem nas proximidades da cidade.

A primeira vez em que lá estive faz décadas e não esperava encontrar uma cidade tão poluída. O dia estava nublado, cinzento, e essa condição climática serviu para aumentar ainda mais a impressão de quem estava a retornar depois de tanto tempo.

Ao adentrar a cidade, a pujança do comércio local me causou o primeiro impacto, porque Betim cresceu enormidade. Tive a impressão de estar chegando a uma das ruas do comércio da capital, tamanho movimento.

Outra cena chamou a atenção, um bando de mergulhões que se arrancou duma vez das margens do Rio Betim, poluído, e fiquei a pensar o quanto de semelhante há com o que ainda acontece em muitos lugares de Minas, onde os rios morrem de sede ou envenenados.

Para muitos, toda essa movimentação intensa vista em Betim é chamada de progresso. E de fato é, mas só que esse progresso visa somente os interesses dos mais ricos, e eles não se interessam pela qualidade de vida dos habitantes. Estes, no dia a dia devem sofrer mais que os belo-horizontinos com a poluição atmosférica.

Fui a Betim para resolver uma questão e voltei logo. Foi, como se diz, um pé lá e outro cá. Na volta vim pensando o quanto Betim se transformou e imaginando o ritmo de quem mora lá e trabalha em BH e vice-versa. Viaja duas horas de carro ou ônibus todo dia em meio a um tráfego intenso e perigoso.

Imagem da Galeria Betim cresceu uma enormidade e é uma das cidades maiores de Minas
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN