Português (Brasil)

“Janelas do Tempo”

“Janelas do Tempo”

Trata-se de uma exposição fotográfica de olhares sobre Juiz de Fora, do acervo do Museu Mariano Procópio, com a Prefeitura Municipal, para celebrar os 174 anos da cidade

Compartilhe este conteúdo:

14-06-2024 às 10h:15

Priscila da Costa Pinheiro Boscato, Rosane Carmanini Ferraze e Sérgio Augusto Vicente* 

Para celebrar os 174 anos de Juiz de Fora (MG), a Prefeitura da cidade e o Museu Mariano Procópio promoveram uma exposição extramuros com reproduções de imagens do acervo fotográfico da instituição.

Toda cidade é um texto escrito e reescrito no espaço e no tempo. Como produto da ação humana sobre a natureza, ela se constrói e se representa a partir de múltiplas interações sociais, trocas culturais e olhares. Através de fotografias, projetos técnicos, propagandas, jornais, revistas, livros e cartões-postais, seus habitantes atribuem aos traçados das ruas, às praças e aos elementos arquitetônicos sentidos e significados que se transformam ao longo do tempo ou convivem no mesmo momento histórico.

O advento da modernidade propiciou não apenas a aceleração das transformações urbanísticas como também as possibilidades de registrá-las permitindo, assim, a observação das mudanças e permanências das características das cidades ao longo do tempo. Com Juiz de Fora, não foi diferente. Fundada em meados do século XIX e experimentando, na virada do século, significativo crescimento das atividades industriais, comerciais e culturais, a cidade associa mais fortemente a sua imagem ao progresso e à modernidade do que ao passado colonial. Em meio às tensões típicas da transição entre o rural e o urbano, concepções e valores europeus se fizeram presentes nas formas de organizar, habitar e viver nesse território.

Parte das mudanças e permanências na trajetória de Juiz de Fora está contemplada no acervo do Museu Mariano Procópio, fundado em 1921, nesse contexto de modernização da cidade. No momento em que a fundação do município completa 174 anos, a exposição “Janelas do tempo” traz a público esses registros, como o primeiro fruto da parceria entre o Museu Mariano Procópio e o Shopping Independência.

A exposição reúne imagens da cidade, nas quais podem ser observadas as principais ruas do centro, como a antiga e longa rua Direita, transformada em avenida Barão do Rio Branco em 1912, e as ruas Halfeld e Getúlio Vargas, que incorpora parte do traçado da antiga estrada de rodagem União e Indústria. Além disso, retratam o processo de industrialização, urbanização e implantação de infraestrutura, a exemplo da malha ferroviária (trens e bondes), da Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, bem como a Usina Hidrelétrica e a sede da Companhia Mineira de Eletricidade. No campo da construção civil, fazem-se presentes a Companhia Pantaleone Arcuri e algumas de suas principais obras: o Monumento ao Cristo Redentor, o Parque Halfeld, o Paço Municipal e o Instituto de Educação. No âmbito cultural, a efervescência do teatro e da imprensa é exemplificada pelas imagens do Teatro Juiz de Fora e da revista Marília.

Essas imagens são “janelas” que se abrem a partir do acervo do Museu Mariano Procópio, permitindo-nos percorrer a cidade em diferentes épocas, com olhares atentos, pautados em vivências e experiências plurais, através das quais podemos tecer relações entre presente e passado, imaginando futuros possíveis.

Fica aqui registrado nosso convite para que celebremos os 174 anos de Juiz de Fora nessa exposição extramuros instalada no 1º andar do Shopping Independência, em Juiz de Fora (MG). O acesso é gratuito e a previsão é de que ela permaneça em cartaz até o final do mês de julho. Além disso, é claro, estão todas (os) convidadas (os) a visitarem o Museu Mariano Procópio, integralmente reaberto ao público, com novas exposições, desde 31 de maio de 2023. Lá, vocês podem conferir as seguintes exposições: 1. “Rememorar o Brasil: a Independência e a construção do Estado-Nação”; 2. “Fios de Memória: a formação das coleções do Museu Mariano Procópio”; 3. “Villa Ferreira Lage” (ambientação de uma família da elite brasileira do século XIX). E, para aqueles que amam o contato com a natureza, o Museu conta ainda com um grande parque, com trilhas, jardins simétricos e lago artificial, onde é possível andar de pedalinho. Cultura, arte, conhecimento, educação e diversão garantidas!

Exposição “Janelas do Tempo: olhares sobre Juiz de Fora no acervo do Museu Mariano Procópio”

Local: Avenida Presidente Itamar Franco, 3600 – Cascatinha – Juiz de Fora (MG) – Shopping Independência – Piso L1 – ao lado do SAC

Horário de visitação: 10h às 22h (segunda a sábado) e 13h às 21h (domingo e feriado)

* Priscila da Costa Pinheiro Boscato, Rosane Carmanini Ferraz e Sérgio Augusto Vicente 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN