Um novo Portal de Dados Abertos, onde em um único ambiente, transmite informações do próprio Tribunal e daqueles órgãos que estão sendo fiscalizados, já está ao alcance de toda pessoa
Direto da Redação
13-11-2024 às 08h:54
Quem está de fora já percebe que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais está deixando de ser uma instituição fechada para optar por um TCEMG transparente e ao acesso das pessoas comuns. E para isso, acaba de criar um novo Portal de Dados Abertos, que em um único ambiente, transmite informações do próprio Tribunal e daqueles órgãos que estão sendo fiscalizados, como fez recentemente ao dar um geral em hospitais e UPA’s de todas as regiões mineiras.
Conforme matéria assinada pelo coordenador de Jornalismo e Redação do TCEMG, Lucas Borges, o portal novo é fruto do compromisso do Tribunal com “a transparência e com o estímulo ao “Controle Social” é mais um produto fruto do compromisso do TCEMG com a transparência e com o estímulo ao Controle Social”.
Para o diretor de Comunicação, Luiz Cláudio Mendes, “o Portal de Dados Abertos é uma evolução para a Transparência do Tribunal de Contas mineiro. O TCE já disponibilizava seus dados abertos, mas de forma dispersa, no seu Portal da Transparência. Com a nova página, o Tribunal reúne num ambiente muito mais amigável, de fácil navegação, todos os seus dados abertos e também apresenta as informações de seus jurisdicionados”.
Ele disse também que está previsto um plano bienal de dados abertos, a ser desenvolvido para que a instituição possa rever a cada período, avaliar e modificar a disponibilização dos dados para atender melhor a sociedade e estimular o controle social”.
O diretor informou, ainda, que a “Política de Dados Abertos, aprovada pelo Tribunal, prevê um plano bienal de dados abertos que será desenvolvido para que, a cada período, o órgão possa rever, avaliar e modificar a disponibilização dos dados para melhor atender à sociedade e estimular o controle social”.
Foram as diretorias de Comunicação Social e de Tecnologia da Informação, com o apoio da Presidência, da Diretoria-Geral, do Núcleo de Proteção de Dados e da Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica do TCEMG que desenvolveram o portal, que é gerenciado pela Diretoria de Comunicação Social. Quem acessá-lo verá que consiste de uma elaboração de Política de Dados Abertos, aprovada pelo Pleno do Tribunal, por meio de Resolução.