Segure a sua grelina
A gente vai vivendo e aprendendo. O que de fato sabemos é quase nada diante de tanta coisa desconhecida. Leia o texto abaixo e irá ficar sabendo o que é afinal grelina
19-08-2024 às 09h:41
Bento Batista*
Alguém aí sabe o que é Grelina? Não vale pôr maldade na resposta, porque nada tem a ver uma coisa com a outra. Homem e mulher têm grelina, “hormônio da fome”. Foi descoberto em 1999, pelos japoneses, mas eles não sabiam para quê, afinal, grelina servia.
Cientistas ingleses completaram o serviço ao descobrir a função dele. “É produzido por células épsilon do estômago e do pâncreas quando o estômago está vazio e atua no hipotálamo lateral e no núcleo arqueado gerando a sensação de fome”.
Vai que o cidadão está com grelina e ingere comida, o que acontece? A concentração do hormônio começa a diminuir até o camarada ficar saciado, quer dizer, “desgrelinizado” (risos).
A gente vai vivendo e aprendendo. O que de fato sabemos é quase nada diante de tanta coisa desconhecida. Mas o detalhe importante é que há um outro hormônio batizado de PYY, inibidor da fome. Os dois, se daqui para frente forem bem estudados, poderão dar um jeito na obesidade a se alastrar pelo País, como está também em várias partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos.
Os carboidratos como batata e os doces são absorvidos pelo corpo antes de os intestinos liberem o hormônio PYY. Os carboidratos como batata e os doces são absorvidos pelo corpo antes de os intestinos liberarem o hormônio PYY. O excesso de carboidratos se transforma em gordura para ser armazenada. As proteínas e as gorduras, principalmente das carnes, passam mais rapidamente para os intestinos liberando logo o hormônio PYY e provocando mais rápida sensação de saciedade.
O brasileiro costuma comer tudo junto, salada, arroz, feijão, carne e legumes. Se for levado em conta a liberação dos hormônios citados, e considerados os seus tempos, é possível obter resultados melhores no emagrecimento, trocando a ordem. Primeiro comer carne, verduras, legumes, depois arroz e feijão. Essa ordem, acreditam os cientistas, melhora a liberação dos hormônios e o emagrecimento acontece.
Agora, se me dão licença, vou porque a grelina minha está em alta, e antes que ela devore o meu estômago, vou dar um jeito nela.