O Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Enabed) foi realizado e fortalece laços com a comunidade Acadêmica Mineira de Defesa
Entre os dias 3 e 5 de setembro de 2024, em Belo Horizonte, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu o XIII ENABED, evento de cunho acadêmico promovido pela Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) a cada dois anos. A ABED, criada em 2005, é uma sociedade acadêmica, civil e sem fins lucrativos que congrega pesquisadoras/es dedicadas/os ao estudo de temas relacionados à defesa nacional e à segurança internacional.
Essa associação desempenha um importante papel na promoção de atividades que permitem o intercâmbio de ideias entre pesquisadoras/es, professoras/es, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da indústria de defesa e das Forças Armadas. Dentre as principais atividades realizadas pela Abed, estão o Encontro Nacional, denominado Enabed, e os Encontros Regionais, chamados de Erabed, eventos acadêmicos promovidos anualmente de modo intercalado com o objetivo de promover o intercâmbio e a divulgação científica.
O Enabed tem abrangência nacional e é organizado por uma comissão escolhida a partir de uma chamada pública divulgada pela Abed. Desde 2007, a Associação promoveu a realização de doze edições deste evento, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Brasília, Ceará, Pará, Santa Catarina e Paraíba.
Pela primeira vez, o Enabed foi realizado em Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, tendo como sede a UFMG, o XIII Enabed teve como tema “A modernização dos setores de segurança: democracia e defesa face aos desafios da guerra contemporânea”, e promoveu debates sobre os processos de reforma e modernização dos setores de defesa frente aos desafios contemporâneos de segurança.
A defesa é um setor estratégico uma vez que envolve políticas públicas e ações nacionais voltadas à garantia da segurança e da sobrevivência do país frente a ameaças externas. O Enabed é o principal evento nacional que tem como foco debater assuntos relacionados ao campo da defesa, promovendo um espaço plural de debate entre pesquisadoras/es, estudantes e profissionais da área. Neste ano, a realização deste evento em Minas Gerais foi fundamental para fortalecer os laços institucionais entre a comunidade acadêmica mineira de defesa, os associadas/os da Abed e as/os demais pesquisadoras/es e profissionais de defesa e segurança.
Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra (ESG) e bacharel em Ciências do Estado pela UFMG. Hoje, é membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed) e integrante dos grupos: Instituto Brasileiro de Estudos da China e Ásia-Pacífico (Ibecap), Grupo de Estudos Estratégicos Raul Soares; Global IR and Brazil BRaS; e Rede Interinstitucional de Pesquisa em Instituições Internacionais (RIPPERP).