Minas acumula R$ 9,4 bi em energia solar
Minas Gerais é o estado que mais recebe investimentos em novos projetos de geração de energia fotovoltaica e apenas 1% das 853 cidades mineiras ainda não conta com um sistema gerador solar.
Minas Gerais registra novos investimentos para geração de energia solar fotovoltaica, conforme a entidade do segmento (Absolar) informou. O Estado de Minas Gerais continua linderando os investimentos a nível nacional. Minas tem hoje uma participação no mapeamento realizado pela entidade representativa deste setor da economia, de 16,4% da energia gerada no Brasil. De todas as cidades mineiras, apenas uma cidade ainda não tem esta fonte de energia conectada à rede da Cemig. considerada uma das matrizes energéticas mais limpas do planeta.
Em Minas Gerais, o nordeste de Minas, mais especificamente, o Norte de Minas, é a região mais procurada pelos investidores para desenvolver projetos de geração de grande porte, que demanda, o mínimo de um ano para, depois de pronto, ser homologado pela ANEEL - Agencia Nacional de Energia Elétrica, dado a constatação da grande intensidade dos raios salares naquela região. Somente a Cemig, Companhia de Energia de MInas Gerais, deve investir até 2025, R$ 22, bi nesta fonte de energia.