"A força que vem do mar" Marinha do Brasil - créditos: Marinha do Brasil
08-02-2026 às 14h42
Direto da Redação
Para comemorar os 69 anos da Força de Fuzileiros da Esquadra, a “Força que vem do mar”, a Marinha do Brasil (MB) realizou uma cerimônia militar, no Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador (RJ) que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
Na ocasião, sexta-feira, 6, os militares que ao longo de suas carreiras foram destaques, com mais dias de manobra e exercício, receberam premiação especial, por terem mais tempo de tropa, número de saltos e horas de mergulho. Foi de fato uma cerimônia digna dos militares premiados.
Durante a cerimônia, o público pôde acompanhar a exibição de uma Unidade Anfíbia (UAnf), integrante de uma representação da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) e de jovens do Programa Forças do Esporte (PROFESP).
Para informação do leitor, a “Força de Fuzileiros da Esquadra” foi criada pelos Decretos de nº 40.862, de 6 de fevereiro de 1957, e o de nº 41.352 “A”, de 22 de abril de 1957, da Presidência da República.
Parcela operativa do Corpo de Fuzileiros Navais e do Conjugado Anfíbio da Marinha do Brasil,
A Organização Militar, como parcela operativa do Corpo de Fuzileiros Navais e do Conjugado Anfíbio da Marinha do Brasil, como prevê a Doutrina Militar Naval, tem por missão preparar e prover Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais para as operações e ações de guerra naval e demais situações de emprego que lhes são afetas.
Pedro Luiz Gueiros Taulois, Vice-Almirante (FN), é o seu atual Comandante.

