Português (Brasil)

Festival de quitandas em Congonhas

Festival de quitandas em Congonhas

A Prefeitura busca valorizar e incentivar os produtores locais, além de fortalecer este setor da economia. Isso também promove a identidade cultural e patrimonial de Congonhas.

Compartilhe este conteúdo:

15-05-2024 às 16h:00

Sérgio Moreira*

Congonhas a conhecida “Cidade do Profetas” promove o 22º Festival da Quitanda, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio, no espaço cultural da Romaria. Para ser ainda mais atrativo, foram confirmadas as grandes atrações para 2024: o reconhecido artista da MPB, Alceu Valença, além da famosa dupla do sertanejo nacional, Henrique e Diego e da valorização dos artistas e bandas pratas da casa. Congonha está a apenas 70 km da capital mineira.

A equipe da Secretaria de Cultura, Esportes Lazer, Eventos e Turismo (Seculte) trabalha, desde o ano passado, em sinergia com outros setores da Prefeitura e parceiros, para proporcionar aos congonhenses e visitantes uma das melhores e saborosas experiências do ano, que mexe com a culinária típica local, além de incentivar a gastronomia regional.

Em 2024, as quitandeiras locais estão isentas de taxas para exposição e venda de seus produtos. A Lei Nº: 4.198, de 11 de outubro de 2023, entrou em vigor e a prefeitura retirou as despesas com criação de cotas para as participantes. Com isso, a Prefeitura busca valorizar e incentivar os produtores locais, além de fortalecer este setor da economia. Isso também promove a identidade cultural e patrimonial de Congonhas.

Outra novidade este ano é o maior tempo de exposição dos produtos nas barracas. No sábado à tarde (18), as tradicionais quitandas estarão dispostas para os apreciadores. Mais tarde,também no sábado, volta a tradicional “Noite de Caldos e Violas”, que abre o Festival na sexta (17). O domingo (19) terá o também tradicional concurso, que terá a curadoria dos jurados pela professora de gastronomia da Una, jornalista, administradora do portal Chefachef e colunista da Rádio. Confira a programação artística do 22º Festival da Quitanda de Congonhas: SEXTA-FEIRA (17 de maio): 19h - Ramon Gomes ; 21h – MariaFllô;23h - Henrique e Diego SÁBADO (18 de maio): 14h - ViolaSoul ;20h – Mayara Rodriguez;23h - Alceu Valença DOMINGO: 12h - Felipe Bedetti;14h - Viola ao Vento;15:30h - Premiação Melhor Quitanda 2024;17h - Força Vocalis.

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira@sergiomoreira63 informações para sergio1moreira@bol.com.br

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN