Português (Brasil)

Enfrentar os desafios

Enfrentar os desafios

Este é um dos pontos proposto no “20° Seminário de Diamantina”, organizado pelo Cedeplar da Face da UFMG formar pensamento crítico para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo

Compartilhe este conteúdo:

22-08-2024 às 09h:23

Direto da Redação

Diamantina, portal do Vale do Jequitinhonha, sedia até o dia 24, sábado, o importante “20° Seminário de Diamantina”, organizado pelo Centro de Desenvolvimento de Economia e Políticas Públicas (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no “campus” da UFVJM, Campus I, Rua da Glória, nº 187.

Imagina o leitor do Diário de Minas a importância do evento que acontece em um momento de transformações por que passa o mundo, de maneira global, mas particularmente Minas e o Brasil. O tema a ser trabalhado é: “Formação do pensamento crítico para os desafios do mundo contemporâneo”.

Um ponto de reflexão é o fato de o Cedeplar estar a completar 42 anos levando decisiva contribuição acadêmica para os estudantes e debates considerados relevantes porque geram essas transformações referidas.

Além do mais, os organizadores exaltam o que já se tornou uma tradição, a realização do seminário em Diamantina, cidade singular sob todos os aspectos, tanto urbanos como de sua população acolhedora. 

Ademais, 42 anos de um evento do tipo neste Brasil varonil não é nada comum, e precisa ser valorizado também porque envolve a UFMG, a Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) e o Cedeplar.

A temática central do Seminário sugere cenários variados, passando por campos de conhecimento e um mundo que parece ter pisado no acelerador. E as mudanças estão aí - climática, geopolítica e energética, mas também de ordens científicas, filosóficas e culturais, de políticas públicas e comportamento geral da sociedade.

 

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN